QUINTA-FEIRA COMEÇA O FESTIVAL ‘SONS PELA CIDADE’ EM LISBOA

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) apresenta o festival Sons pela Cidade, que vai decorrer entre os dias 20 de abril e 21 de maio. O evento irá passar por diversas freguesias de Lisboa.

Neste sentido, há música para ouvir nas freguesias da Ajuda, Avenidas Novas, Beato, Belém, Carnide, Parque das Nações, Santo António e São Vicente. A entrada no ‘Sons pela Cidade’ é livre.

O evento é organizado em colaboração com as Juntas de Freguesia e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, e já vai na sua nona edição. Assim, entre 20 de abril e 21 de maio, a música vai chega a oito freguesias da cidade de Lisboa. Ao mesmo tempo, haverá um programa pensado para todos os apreciadores de música erudita.

Neste sentido, poderá ouvir obras de Telemann, Vivaldi, Hindemith, Mozart, entre outros compositores. Este ciclo de oito concertos será interpretado pelos músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Ao mesmo tempo, irá percorrer igrejas, centros sociais, auditórios e outros locais emblemáticos das oito freguesias envolvidas.

Ou seja, a iniciativa irá passar por locais como o Panteão Nacional, a Igreja da Boa Hora, ou o Espaço Avenidas. Ao mesmo tempo, também o Espaço Bento Martins, Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna e Auditório Mar da Palha (Oceanário) irão acolher o evento.

O Festival Sons pela Cidade – Música em Festa é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Lisboa desde 2015. Desta forma, pretende tornar mais próxima e acessível a programação cultural municipal, definindo-se como um evento descentralizador da oferta cultural e de proximidade, durante um mês. Por fim, a entrada é grátis mas sujeita à lotação das salas.

Em 2022, as freguesias participantes no evento foram Arroios, Avenidas Novas, Belém, Campo de Ourique, Campolide, Misericórdia, Santa Clara e São Domingos de Benfica. Nestes locais, os solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa deram concertos em locais improváveis, tocando obras de António Fragoso, Beethoven, Haydn, entre outros.

 

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?