A Corrida de Santo António está de regresso a Lisboa após dois anos de interregno. Este é um evento promovido pela HMS Sports, em parceria com a EGEAC e Câmara Municipal de Lisboa.
A corrida de 10 quilómetros está marcada para 4 de junho, desta vez em Belém e com a estreia do LIDL como naming sponsor. “Já tínhamos saudades da Corrida de Santo António! Foram dois anos de interregno (2021 e 2022). A última edição, em 2020, realizou-se apenas no formato virtual devido à pandemia Covid-19″, recordou Hugo Miguel Sousa, CEO da HMS Sports, citado em nota de imprensa.
Para o responsável, é bom estar de regresso às ruas da cidade, sendo este já um evento “tão especial para nós e para a cidade e muito acarinhado pelos atletas”. A Corrida de Santo António surgiu em 2013 e têm como objetivo “aliar a prática desportiva às celebrações dos Santos Populares”. Ao mesmo tempo, esta prova sempre fez parte da programação das Festas de Lisboa e, em 2023, não será diferente.
11ª edição do evento irá ter novidades
“No entanto, a 11ª edição traz algumas novidades”, reforça Hugo Miguel Sousa. Assim sendo, o evento terá lugar pela manhã, pelas 09h00. Tendo em conta as obras a decorrer em diversos pontos da cidade de Lisboa, a organização descentralizou a prova e vai promovê-la em Belém.
Por outro lado, o LIDL reforçou o seu apoio à corrida e assume-se como naming sponsor. Contudo, no final da prova, voltarão a ser entregues manjericos aos participantes da corrida. “Sempre foi algo que definiu e distinguiu a Corrida de Santo António e queremos reafirmar essa aposta”, sublinha o diretor da prova.
“É com grande satisfação que a EGEAC regista o regresso da Corrida de Santo António às Festas de Lisboa, permitindo uma associação sempre muito interessante, dinâmica e enriquecedora da componente desportiva à componente cultural e festiva da cidade”, destaca Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da EGEAC.
Já Nuno Rodrigues, diretor-geral do Lidl Portugal, considera que “é com grande orgulho que esta cadeia é naming sponsor desta prova histórica, que regressa agora às ruas de Lisboa. A Lidl Corrida de Santo António é sem dúvida uma prova que motiva e inspira a comunidade de corredores, numa grande festa”.
Por outro lado, o evento ajuda ainda a promover “um estilo de vida saudável, com o qual o Lidl se identifica, e que permite reforçar junto da comunidade a importância que o desporto tem para a nossa marca”. Finalmente, o responsável do Lidl acredita que esta “será uma prova com uma contagiante energia positiva, espelhando a importância de optarmos por um estilo de vida mais saudável e sustentável.”
Mais de 26 mil atletas já participaram na prova
Até ao momento, a Corrida de Santo António já reuniu mais de 26 mil atletas. Começou na Praça do Comércio e depois passou para Praça D. Pedro IV, no Rossio. Nos dois primeiros anos, 2013 e 2014, integrou o circuito de provas do BES Run Challenge. Esta prova premiou os três primeiros classificados masculinos e femininos com a participação na Maratona de Nova Iorque.
Em 2019, Samuel Barata (Sporting Lisboa e Benfica) fixou o recorde da prova abaixo dos 30 minutos, ao completar os 10 km em 29m40s. Por sua vez, Doroteia Peixoto (Amigos da Montanha) alcançou o mesmo em femininos, com o tempo de 34m40s. No ano seguinte, fruto da pandemia, o evento decorreu em formato virtual. No entanto, contou com 3.200 inscritos e um donativo de 10.000€ à Rede Emergência Alimentar.
Prova irá passar junto à zona ribeirinha
A 11ª edição da Lidl Corrida de Santo António terá início pelas 09h00 de domingo, 4 de junho, na Praça do Império, em Belém. Os atletas terão de cumprir um percurso de 10 quilómetros, e que será realizado junto à Zona Ribeirinha de Lisboa.
Os participantes poderão competir individualmente ou em equipa. Quem cumprir o desafio irá receber um manjerico, mas também outras ofertas dos patrocinadores. As inscrições já estão abertas e decorrem no site oficial do evento.
A partida será dividida por blocos, os quais correspondem aos diferentes níveis de preparação física dos atletas. Desta forma, haverá cinco escalões: Elite (atletas com tempo inferior ou igual a 37:30 minutos; Sub45 (atletas com tempo inferior ou igual a 45:00 minutos) e Sub50 (atletas com tempo inferior ou igual a 50:00 minutos). Ao mesmo tempo, também haverá espaço para os escalões Sub60 (atletas com tempo inferior ou igual a 60:00 minutos; e Mais 60 (atletas com tempo superior a 60 minutos).
Contudo, para usufruir da partida Elite, Sub45’, Sub50’ ou Sub60’, é obrigatória a apresentação de um registo de tempo igual ou inferior a 37:30, 45, 50 ou 60 minutos, respetivamente, efetuado numa prova de 10 quilómetros, nos últimos três anos.
A Lidl Corrida de Santo António conta com a organização da HMS Sports, em parceria com a EGEAC e Câmara Municipal de Lisboa. Por fim, tem ainda o apoio do Lidl, Vitalis, Holmes Place e ProRunners Magazine.