“Marvila, o postal de Lisboa”, numa clara alusão ao passado e presente deste bairro alfacinha, que sofreu várias alterações ao longo dos anos, foi o tema que, em 2022, a Marcha de Marvila levou ao Altice Arena e à Avenida da Liberdade.
Foi no dia 4 de junho do ano passado que a Marcha de Marvila fez a sua exibição no Altice Arena para o concurso das Marchas Populares de Lisboa 2022. Aqui, apresentou o tema “Marvila, o postal de Lisboa”. Uma referência entre o passado e o presente deste bairro, que, de zona rural, se transformou numa zona urbana, com uma fisionomia bairrista e fabril.
Marvila é dos bairros mais típicos da zona oriental da cidade. Até ao século XIX, era composto por vastas quintas com produção hortícola. Estas propriedades eram exploradas na sua maioria por habitantes do norte do país. Estes, com o seu trabalho, abasteciam os mercados ambulantes espalhados pelo bairro, pela vizinhança e mais tarde por toda a capital.
Atualmente, Marvila apresenta-se como o novo polo artístico da cidade, acolhendo novas empresas e empreendedores. Ao mesmo tempo, é parte integrante do roteiro turístico de Lisboa, com novas atrações culturais e múltiplas iniciativas criativas.
E foi esse mesmo argumento que justificou a escolha do tema de 2022. ”Marvila passa a ter uma maior importância para a visibilidade da cidade, sendo assim um postal de Lisboa. Do postal antigo das paisagens verdejantes, das suas quintas e do seu meio rural para um postal moderno, colorido cheio de vida de um bairro que se modernizou sem perder as suas tradições.
O postal da cidade
Recriamos assim um postal, por um lado citadino de Lisboa, mas não esquecendo a nossa paisagem como bairro que será apresentada a pensar na sustentabilidade e no aproveitamento de materiais. Marvila, o postal de Lisboa é o casamento perfeito do nosso bairro com a cidade, preparado a rigor para a maior festa do país – as marchas populares”.
Desta forma, os marchantes utilizaram marcos do correio e postais, onde se podiam visualizar várias imagens de Marvila e, ainda, a mensagem “Marvila apela à paz”. A Marcha de Marvila exibiu também um marco do correio gigante que quando aberto era possível ver as imagens de Amália Rodrigues.
O responsável pela Marcha de Marvila foi Marco Silva. Por sua vez, os figurinos e a cenografia foram da autoria de Paulo Julião, e os ensaiadores foram Pedro Borralho e Vasco Graça. No ano passado, os padrinhos desta marcha foram os atores Ana Marta Contente e Vítor Emanuel.
A Marcha de Marvila, que ficou em 11º lugar em 2022, apresentou o tema “Postal ilustrado” na marcha inédita 1 e “Ora toma lá” foi o tema da marcha inédita 2. Por último, “Olha o grilo” foi o tema escolhido para a terceira. marcha
“(…) Cá vai a passar tranquila/Marvila, Marvila/Que é tão popular /Pois venham cá vê-la ainda/ Mais linda, mais linda/De balão no ar
Grande parte dos marchantes vive em Marvila
Em 2023, a Marcha de Marvila volta a desfilar no Altice Arena a 4 de junho. Já na noite de 12 para 13 de junho, vai marchar pela Avenida da Liberdade. Por isso, o grupo já se está a preparar, e ensaia todos os dias, de segunda a sexta, no Pavilhão do Vale Fundão.
O ensaiador é Paulo Jesus. Por outro lado, Paulo Miranda terá a seu cargo a cenografia e os figurinos. Os atores Ana Marta Contente e Vítor Emanuel serão novamente os padrinhos da Marcha de Marvila, que contará com as músicas e letras de José Vala Roberto e Toy.
Por fim, os mascotes serão a Carolina e o João. Segundo o responsável da marcha, Marco Silva, “este ano foi mais fácil arranjar marchantes” do que em 2022. A grande maioria são residentes em Marvila, e aqueles que não o são, “têm ligação à freguesia”, acrescenta Marco. “Temos sempre muita gente, mas este ano, as pessoas tiveram mais vontade em entrar na Marcha de Marvila”, explicou.