A Câmara Municipal de Odivelas assinou, esta sexta-feira, dia 12 de maio, um contrato de cooperação interadministrativo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e a Polícia de Segurança Pública (PSP) com vista à construção da nova Divisão Policial de Odivelas.
A cerimónia de assinatura do contrato, que formaliza a construção da nova Divisão Policial de Odivelas, decorreu nos Paços do Concelho. O momento contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Por outro lado, nesta cerimónia também se assinou o Contrato Interadministrativo para Obras de Reabilitação da Esquadra da Polícia da PSP da Pontinha. Para o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, “estamos hoje a escrever uma página na história do nosso concelho. A Divisão Policial de Odivelas é um dos projetos mais ambicionados para o nosso território”, acrescentou. Neste sentido, sublinhou a vontade da autarquia, “desde a primeira hora, em contribuir para a sua concretização”.
Na visão do autarca, estes contratos “permitirão prestar um serviço público com maior proximidade e qualidade”. Ao mesmo tempo, também possibilitarão “proporcionar melhores condições de trabalho às nossas forças de segurança”. Os dois documentos assinados esta sexta preveem uma verba de 9,7 milhões de euros para a construção da nova Divisão Policial e meio milhão de euros para a reabilitação da Esquadra da Pontinha.
Câmara de Odivelas investe quatro milhões de euros nesta obra
Por sua vez, deste valor, mais de seis milhões vêm do Estado Central. Já o município de Odivelas investe cerca de quatro milhões de euros nesta obra. Ao mesmo tempo, a autarquia cedeu o terreno onde será construída a nova Divisão e suportou os custos com o Projeto de Execução, no valor aproximado de 250 mil euros.
Para José Luís Carneiro, “esta era uma obra desejada desde 2009″. Desta forma, “é justo enaltecer a vontade e a disponibilidade financeira da Câmara Municipal de Odivelas, determinante para a concretização deste projeto.” A autarquia irá agora lançar os procedimentos das empreitadas e respetivas execuções.
Esta cerimónia contou também com a presença do Secretário-Geral do Ministério da Administração Interna, Marcelo Mendonça de Carvalho, e do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe Magina da Silva. Igualmente, estiveram também presentes os vereadores Edgar Valles, Francisco Baptista, Ana Isabel Gomes e João António.
Por fim, marcaram também presença o Presidente do Conselho de Administração da SIRESP, Brigadeiro-General Paulo Viegas Nunes, o Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa, Superintendente-Chefe Paulo Pereira, e o Comandante da Unidade de Segurança e Honras de Estado da Guarda Nacional Republicana, Major-General Pedro Moleirinho.
Por fim, também o Comandante da Divisão Policial de Loures, Intendente Pedro Almeida, e o representante do Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, António Boa-Nova, estiveram na cerimónia, entre outros convidados.