FEIRA DO LIVRO ENCERRA ÁS 17H00 NO PRÓXIMO SÁBADO

Rede de Bibliotecas de Lisboa também estará presente

A 93ª Feira do Livro de Lisboa começa já esta quinta-feira, dia 25 de maio, e prolonga-se até 11 de junho. Contudo, no próximo sábado, dia 27, devido aos eventuais festejos do campeonato nacional no Marquês de Pombal, o evento terminará pelas 17h00.

A Feira do Livro funcionará, de segunda a quinta-feira, entre as 12h30 e as 22h00. Às sextas e vésperas de feriado, funciona das 12h30 às 23h00. Aos sábados, o certame está aberto das 11h00 às 23h00, e aos domingos, das 11h00 às 22h00.

No entanto, no próximo sábado, dia 27, o evento fechará pelas 17h00 por causa das eventuais comemorações do final do campeonato nacional no Marquês de Pombal. Desta forma, prevê-se uma elevada concentração de pessoas naquele local. Por isso, a PSP já informou a APEL que o recinto terá de ficar completamente livre até às 18h00. O objetivo será garantir a segurança, a ordem pública e integridade daquele espaço e zona envolvente.

A Feira do Livro de Lisboa vai contar, nesta 93ª edição, com 139 participantes, mais de 900 editores e 340 pavilhões. Este ano, regressa ao seu calendário habitual, após três anos a ser realizada no final de agosto.

Rede de Bibliotecas de Lisboa também estará presente

Entre 25 de maio e 11 de junho, as Bibliotecas de Lisboa (BLX) irão estar na Feira do Livro, promovendo cerca de 100 atividades destinadas as todas as idades. Por outro lado, o espaço das BLX irá continuar a divulgar autores portugueses, brasileiros e moçambicanos.

Ao mesmo tempo, irá ainda promover debates, tertúlias e encontros emocionantes entre o público e os diferentes convidados. As BLX têm parcerias estabelecidas com o Camões – Instituto de Portugal, Centro Cultural Português em Maputo, Centro Cultural de Cabo Verde, a ILGA Portugal, entre outras.

Em 2023, a Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa junta-se à programação das BLX. Esta irá ainda contar com a participação da Galeria de Arte Urbana, do Arquivo Municipal Fotográfico e da Imprensa Municipal. Simultaneamente, também estarão na Feira do Livro os Departamentos de Desporto, de Educação e de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa.

Vários autores convidados e programação especial

Até 11 de junho, o stand das BLX na Feira do Livro de Lisboa vai contar com uma série de autores convidados, como Mélio Tinga, Fernanda Salgueiro, José Costa Pina, Márcio Martelli, Elsa Teixeira, Maria Francisca Macedo, Rui Cordeiro, entre outros. Por sua vez, no Dia Mundial da Criança, 1 de junho, haverá também uma programação especial com um conjunto de atividades para as crianças e famílias. O objetivo é fomentar a imaginação, o gosto pela leitura e a descoberta de novos autores infantis.

Centro de Enfermagem Queijas

Neste dia, a Associação Animais de Rua também estará presente no espaço das BLX. Pelas 15h00, haverá um encontro com o ator Heitor Lourenço, o seu cão Julinho e o público. Esta atividade inclui um momento de leitura de algumas passagens do seu livro “O Cão Que Leu”. No mesmo sentido, e no primeiro dia do evento, 25 de maio, a programação do stand das BLX será aberta pelas 18h30, com a  Banda The Ziguais da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e do Autismo (APPDA).

Esta banda foi criada em 2002 e apresenta um reportório musical variado, fruto das escolhas pessoais de cada um dos seus membros. Ou seja, este grupo pretende, através da música, sensibilizar o público para a problemática do autismo e para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e livre de preconceitos.

Evento vai contar com uma entrega de livros à Biblioteca Nacional de Cabo Verde

De seguida, pelas 19h30, haverá uma cerimónia oficial de entrega de livros à Biblioteca Nacional de Cabo Verde. Ao mesmo tempo, será apresentado o projeto “Ora di Bem” (“Hora de Voltar”), promovido pela Associação de Estórias Ouvir e Contar. Este trabalho resulta de uma parceria da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e do Centro Cultural de Cabo Verde/Embaixada de Cabo Verde em Portugal (CCCV).

Nos restantes dias do evento, haverá ainda diversas oficinas, sessões de histórias BLX, concertos, apresentações de livros, entre outras atividades. Por fim, poderá consultar toda a programação no site oficial das BLX.

Foto de capa: Arquivo OL

 

Quer comentar a notícia que leu?