As Festas de Lisboa começam esta quinta-feira, dia 1 de junho e prolongam-se até ao dia 30. Música, Marchas Populares, exposições, oficinas, entre outros, são algumas das iniciativas propostas nesta programação.
Esta edição das Festas de Lisboa começa já no próximo dia 1 de junho, com um concerto no Terreiro do Paço, pelas 22h00. O espetáculo ‘Canções de uma Noite de Verão’ contará com a participação de Ana Bacalhau, António Zambujo, Áurea, Conan Osíris e Marta Ren.
O grupo irá interpretar músicas intemporais de artistas e bandas portuguesas, como GNR, Xutos & Pontapés, Lena D’água, Sitiados, António Variações, Peste & Sida e Doce. Desta forma, estes êxitos regressam agora com uma nova roupagem, ganhando ainda novas sonoridades.
O concerto conta com os arranjos originais de Filipe Raposo, Pedro Moreira e Lino Guerreiro e as harmonias da Orquestra Pop Portuguesa, sob a direção do Maestro Jan Wierzba. Luís Varatojo é o diretor artístico deste espetáculo, que encerrará com um espetáculo de pirotecnia.
Marchas Populares arrancam já este fim de semana
Nos dias 2, 3 e 4 de junho, a Altice Arena receberá o primeiro momento das Marchas Populares de Lisboa. Antes de descerem a Avenida da Liberdade, no noite de 12 para 13 de junho, as 20 marchas em competição e as três extraconcurso irão desvendar os seus figurinos e coreografias, naquela que será primeira apresentação perante o júri e o público.
Serão três noites que prometem muita cor, brilho, euforia, emoção e puro bairrismo. O dia 2 de junho está reservado para as exibições das Marchas Infantil A Voz do Operário, São Domingos de Benfica, Bairro da Boavista, Madragoa, Graça, Bica, Alto do Pina e Lumiar.
Já no sábado, dia 3, será a vez das Marchas dos Mercados, Olivais, Castelo, Alcântara, Mouraria, Bairro Alto, Carnide e Belém. Por fim, o domingo, dia 4 de junho, está reservado para as Marchas da Santa Casa, Ajuda, Marvila, Penha de França, São Vicente, Santa Engrácia e Alfama.
Aniversário do LU.CA e trezena para Santo António
Por outro lado, esta quinta-feira, dia 1 de junho, celebra-se também o Dia Mundial da Criança. Por isso, o LU.CA – Teatro Luís de Camões vai comemorar o seu quinto aniversário com ópera, exposições, oficinas e leituras encenadas, e que decorrem até 18 de junho.
Também no mesmo dia, terá início a habitual trezena para Santo António. Esta festa religiosa tem origem num milagre e celebra-se até 13 de junho no Museu de Lisboa – Santo António. Aqui, haverá uma programação variada, com fados e guitarradas, leituras, visitas, percursos, entre outros.
Evento encerra dia 30 de junho na Torre de Belém
As Festas de Lisboa terminam no dia 30 de junho, com um espetáculo nos jardins da Torre de Belém, intitulado ‘Dança de Uma Noite de Verão’, também às 22h00. Por sua vez, este irá contar com a presença de artistas como Bárbara Tinoco, Os Quatro e Meia, Tatanka, e Miguel Araújo.
Um dia antes, o mesmo local vai receber música clássica, com o Concerto Sinfónico de Verão, que vai reunir cem vozes do Coro do Festival de Verão e a Sinfonietta de Lisboa. Este espetáculo terá a direção dos maestros Paulo Lourenço e Cesário Costa, com vários solistas convidados.
“Este programa será muito diversificado”, sublinhou Pedro Moreira na apresentação oficial do evento. Igualmente, haverá também propostas na Fundação Calouste Gulbenkian, juntamente com 16 arraiais oficiais, que se juntam aos inúmeros espalhados pelos bairros lisboetas. Pode consultar o programa completo das Festas de Lisboa no site da EGEAC.