O Parque dos Poetas, um dos maiores espaços verdes da Grande Lisboa e do concelho de Oeiras, completa 20 anos esta quarta-feira, dia 7 de junho, feriado municipal. Por isso, e para assinalar a data, a autarquia está a promover um conjunto de atividades ao longo do dia.
Um dos pontos altos será o descerramento de uma placa comemorativa dos 20 anos do Parque dos Poetas. Esta ficará a cargo do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais. O evento está marcado para as 15h00, junto ao Templo da Poesia.
No entanto, e ao longo de todo o dia haverá uma maratona de poesia, com declarações junto à estátua de cada poeta representado, mas também visitas guiadas, atividades para as crianças, momentos musicais, entre outros. Por outro lado, também as Bibliotecas Municipais de Oeiras também marcarão presença na iniciativa.
O 20º aniversário do Parque dos Poetas começa às 09h30, com uma atuação de Cante Alentejano pela Universidade Sénior de Oeiras, junto ao Templo da Poesia. Depois, entre as 10h00 e as 20h00, haverá uma Maratona de Poesia, com declamação de poemas junto à estátua de cada poeta representado no parque.
Por fim, esta data especial termina com o Espetáculo “Jardim de Poetas”, que começa às 21h30 no auditório do Templo da Poesia. Este conta com a participação de Naked Lunch (quarteto de cordas) e as vozes de Carla Bolito, Mia Tomé e Nádia Yracema. O mestre de cerimónias será Nuno Miguel Guedes, com a participação da Associação Luchapa.
Pode ainda consultar a programação completa no site da Câmara de Oeiras. O Parque dos Poetas tem cerca de 22,5 hectares, e ocupa os núcleos urbanos de Paço de Arcos e Oeiras. Ao mesmo tempo, inclui peças de mais de 40 escultores, representando 60 poetas de diferentes épocas literárias, entre os quais 50 portugueses e dez de países ou territórios de expressão portuguesa.