Nos dias 2 e 9 de setembro, vários espaços localizados na freguesia da Misericórdia, vão receber um ciclo de poesia, inserido no programa cultural Gaivotas no Pátio. No total, serão seis sessões que integram esta iniciativa, e que se vão focar nos assuntos da migração e dos migrantes.
Desta forma, nos dias 2 e 9 de setembro, os atores Daniel Martinho, Guilherme Barroso, Joana Cotrim e Rita Loureiro vão interpretar vários textos de autores portugueses e estrangeiros. Os trabalhos apresentados têm enfoque na história das migrações e dos migrantes, mas também abordam temas como a inclusão social e a liberdade. No total, serão seis sessões que vão passar por cinco espaços diferentes em toda a freguesia da Misericórdia.
Por sua vez, os locais escolhidos são a farmácia Açoreana, a loja Companhia Portugueza de Chá, a galeria de arte Apaixonarte, a loja de discos Clube 33, Record Club e a joalharia Tânia Gil Jewelry. As sessões vão decorrer em três horários distintos, ou seja, às 11h00, às 15h00 e às 18h00.
Iniciativa inserida na programação do ‘Gaivotas no Páteo’
Este ciclo de literatura está integrada na programação de verão Gaivotas no Pátio, promovida pelo Polo Cultural Gaivotas Boavista. Este espaço é um centro para a criação artística, e é gerido pela Câmara Municipal de Lisboa. Deste modo, os artistas encontram aqui um local onde podem ensaiar, receber formações, desenvolver residências artísticas, entre outros. Por outro lado, conta ainda com a Loja Lisboa Cultura, que é um serviço de informação, atendimento e formação especializado em temas relacionados com a atividade cultural.
A programação deste espaço conta ainda com eventos nas áreas da música, teatro, cinema, literatura e dança, e focam-se, igualmente, no tema das migrações. Por fim, pretende-se ainda dar a conhecer projetos nacionais que cruzam influências de artistas originários de países em guerra ou a viver outras dificuldades.