O Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, recebe, este sábado, pelas 18h00, o concerto de música clássica ‘Suite Pulcinella’. O concerto decorre no âmbito da iniciativa ‘Clássicos em Oeiras’.
O espetáculo ficará a cargo da Orquestra da Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO) e promete um momento inesquecível para os amantes de música clássica. O evento decorre no Auditório Ruy de Carvalho, equipamento gerido pela Oeiras Viva. Por sua vez, ‘Suite Pulcinella’ é uma obra que marca o início do período neoclássico de Stravinsky.
Para o autor, esta época trata-se de “um olhar para o passado, mas também para o espelho”. Este evento contará ainda com “Rosamunde”, de Schubert, uma das obras mais tocadas deste compositor. O concerto começa pelas 18h00 deste sábado, dia 9 de setembro. Os bilhetes custam quatro euros e estão à venda na Ticketline e nos locais habituais.
A OCCO é uma orquestra apoiada pelas Câmaras Municipais de Cascais e de Oeiras, contando ainda com o apoio da Direção Geral das Artes e Ministério da Cultura. Ao mesmo tempo, é ainda considerada como uma das melhores formações deste género em Portugal. Ao longo do ano, a OCCO promove inúmeras atividades culturais nos concelhos de Oeiras e Cascais.
Algumas destas atividades são concertos sinfónicos, recitais de música ou concertos didáticos. Contudo, para além destes dois concelhos, a OCCO realiza também várias atuações por todo o país e também no estrangeiro. O seu objetivo é ainda divulgar os trabalhos de compositores mais jovens. Nas suas apresentações, a orquestra costuma apresentar, frequentemente, obras pouco conhecidas do público em geral.
Por fim, a OCCO colabora ainda com outras entidades culturais dos concelhos de Cascais e Oeiras. Alguns delas são o Museu da Música Portuguesa, a Fundação D. Luís I, ou a Fundação Marquês de Pombal, entre outras. Atualmente, a OCCO é dirigida pelo maestro Nikolay Lalov.