Começa esta terça-feira, dia 3 de outubro, mais uma edição do Rally de Portugal Histórico, no Parque Eduardo VII, com 81 equipas. O evento decorre até ao próximo sábado, dia 7 e irá ainda percorrer algumas regiões do país.
Esta 17.ª edição do Rally de Portugal Histórico começa esta terça-feira e irá reviver a história dos ralis em Portugal. No total, esta prova conta com mais de dois mil quilómetros e atravessa diferentes regiões do país. O Rally de Portugal Histórico irá ter 81 equipas, de países como Portugal, Bélgica, França, Espanha, Itália, Letónia, Lituânia, Reino Unido, Rússia e Suíça.
No total, serão 87% de equipas estrangeiras que irão estar neste evento. Algo que, segundo a organização, demonstram o “prestígio e a dimensão internacional da prova”, organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP). Por sua vez, os participantes irão conduzir alguns carros que marcaram a história dos ralis e vão enfrentar quatro etapas de 10 secções.
Partida e Chegada no Parque Eduardo VII
Uma das novidades desta edição, será a partida e chegada no Parque Eduardo VII. Poderá ainda ver os carros que fizeram história nos ralis, junto à rotunda do Marquês de Pombal. O início do evento está marcado para as 12h30 desta terça-feira, numa cerimónia aberta ao público. Os detalhes do percurso são secretos, mas sabe-se que as equipas vão passar por vários locais do país e que estão associados ao Rally de Portugal.
Nesta terça, os participantes irão desde Lisboa até à Figueira da Foz e Viseu, passando por locais como a Barragem da Aguieira. Na quinta, a partida e a chegada será em Viseu, após uma passagem pelas regiões do Minho e Trás-os-Montes. Por sua vez, na sexta-feira, dia 6 de outubro, será uma etapa decisiva, contando com passagens por Arganil e Sintra, antes de chegar a Lisboa.
Carros icónicos
A competir novamente este ano, estão os vencedores do ano passado, os belgas Yves Deflandre e Jennifer Hugo. Em 2022, a dupla levou o seu Porsche 911 ao terceiro triunfo no Rally de Portugal Histórico, igualando o recorde de João Mexia Leitão e Nuno Sales Machado. Também estará novamente presente o francês Christophe Berteloot, navegado pelo belga Baptiste Gengoux. A equipa vai tentar melhorar o segundo lugar do ano passado, ao volante de outro Porsche 911 SC.
No entanto, também será possível encontrar veículos como um Austin Healey 100/6 de 1957, o carro mais antigo em prova, e ainda diferentes versões do Ford Escort RS, bem como dois Alfa Romeo Giulia Sprint, um Opel Ascona, um Chevrolet Camaro, e ainda carros como o Renault 5 GT Turbo ou os Lancia Delta Integrale.