A Parques Tejo, empresa municipal do concelho de Oeiras, vai iniciar, na próxima quinta-feira, 23 de novembro, o serviço do ‘Oeiras Vai e Volta’, um novo serviço de transporte gratuito 100% elétrico.
Numa primeira fase, o serviço ‘Oeiras Vai e Volta’ irá funcionar apenas no centro histórico de Paço de Arcos e vai circular entre o Parque dos Navegantes, e a zona de restauração daquela zona. Recorde-se que o Parque dos Navegantes fica junto à estação da CP e disponibiliza 56 lugares de estacionamento. Desta forma, os utilizadores podem estacionar o seu automóvel no Parque dos Navegantes e aí embarcarem numa das viaturas, na paragem própria existente à entrada do Parque.
A seguir, o ‘Oeiras Vai e Volta’ executa um percurso definido, servindo os vários restaurantes e cafés do centro de Paço de Arcos. No regresso, os clientes poderão solicitar a viagem de retorno. No entanto, são os restaurantes a contactar o serviço. A lista dos estabelecimentos aderentes ao serviço encontra-se disponível no website da Parques Tejo.
Em comunicado, a Parques Tejo informa que este serviço vai ao encontro da intenção de criar e promover novos serviços de mobilidade urbana em Oeiras. Ao mesmo tempo, pretende também promover os restaurantes e outros estabelecimentos comerciais do centro de Paço de Arcos. Por fim, pretende ainda promover uma maior qualidade do espaço público. Desta forma, vai retirar veículos da via pública, e evitar que os condutores tenham de efetuar vários percursos à procura de lugar onde estacionar.
Por fim, a Parques Tejo acrescenta que, com o ‘Oeiras Vai e Volta’ é possível contribuir “para os objetivos do Município ao nível da diminuição de emissões”. Caso os resultados sejam favoráveis, o serviço será estendido a outros pontos do concelho.