Em 2023, a Marcha da Graça regressou ao concurso das Marchas Populares de Lisboa, evento no qual já participa desde 1935. Este ano, a Marcha da Graça trouxe para a Altice Arena e para a Avenida da Liberdade uma ‘Máquina do Tempo’.
Com esta ‘Máquina do Tempo’, a Marcha da Graça lembrou os primeiros anos do concurso e um pouco daquilo que é a história do bairro. Com figurinos em tons de azul, vermelho e dourado, a Marcha da Graça 2023 desfilou sob o tema ‘Máquina do Tempo – corpo no presente, alma no passado’. Por outro lado, o tema geral do concurso era os 100 anos do Parque Mayer.
Vasco Cruz (música e letra) e José Silva (arranjos musicais) foram os autores das duas marchas inéditas apresentadas, que tiveram como título ‘Alma do Passado’ e ‘Ser Marchante’. Por sua vez, a terceira marcha foi ‘Arraial da Graça’, também de Vasco Cruz e José Silva. No entanto, e tal como todos os outros bairros lisboetas, a Graça desfilou ainda ao som de ‘Menino Parque Mayer’, tema da Grande Marcha de Lisboa 2023, da autoria de Carlos Leitão.
A Marcha da Graça foi organizada pelo Clube Desportivo da Graça, cujo responsável é Rui Vicente. Vasco Cruz foi também figurinista e cenógrafo desta marcha, tendo sido também o seu ensaiador, juntamente com Filipe Coelho. Os padrinhos foram os atores Noémia Costa e Quimbé e os mascotes Núria Correia e Tiago Fonseca.
Encomende já a sua caneca no nosso site
Poderá agora ver ou recordar estes momentos e esta equipa, através da caneca exclusiva do Olhares de Lisboa, já disponível para encomenda no nosso site. Contudo, se preferir algo mais exclusivo, poderá ainda encomendar uma caneca personalizada à nossa equipa. Para isso, basta apenas enviar a imagem e o texto pretendido para comercial@olharesdelisboa.pt ou whatsapp (967734378). Visite a loja Olhares de Lisboa e faça as suas compras de Natal.