A partir desta quarta-feira, 31 de janeiro, os Jardins do Palácio Marquês de Pombal recebem a exposição ‘Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar. Georges Méliès e o cinema de 1900’, com entrada gratuita.
Os Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, recebem, a partir das 15h00 desta quarta-feira, 31 de janeiro, a exposição ‘Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar. Georges Méliès e o cinema de 1900’. Esta é uma iniciativa da Fundação La Caixa e conta com a parceria com a Câmara Municipal de Oeiras (CMO).
Esta exposição tem entrada gratuita e aborda o contributo de Georges Méliès para a sétima
arte. Igualmente, mostra também como surgiu o cinema, homenageando àquele que foi
considerado o seu primeiro ilusionista. Méliés foi ilustrador, mago, encenador, ator, cenógrafo e técnico de cinema. Contudo, foi ainda produtor, realizador e distribuidor de mais de 500 filmes, entre 1896 e 1912.
Durante quase 20 anos, liderou no mundo do género fantástico e da trucagem cinematográfica. A ruptura financeira levou-o, mais tarde, a destruir os negativos de todos os seus filmes. Por fim, esta iniciativa pode ser vista num formato itinerante, inserido num espaço de 200 metros quadrados. Desta forma, os visitantes são transportados para o ambiente do início do século XX, onde podem ficar a saber como surgiu o cinema tal como é hoje.
Nesta exposição patente nos Jardins do Marquês de Pombal é ainda possível encontrar reproduções de aparelhos, maquetes, objetos da época e cópias de fotografias, bem como a projeção de vários filmes, com especial destaque para ‘Le voyage dans la Lune’ (1902).