Nesta quinta-feira, feriado de dia 25 de Abril, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) irá abrir ao público as portas dos Paços do Concelho, entre as 10h00 e as 18h00. Esta é uma prática que acontece todos os anos, e conta com a presença do presidente da autarquia lisboeta, Carlos Moedas.
Neste feriado, dia 25 de Abril, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai abrir ao público as portas dos Paços do Concelho, entre as 10h00 e as 18h00. A partir das 15h00, está prevista a presença do presidente da CML, Carlos Moedas, que vai acolher e acompanhar os visitantes. O atual edifício dos Paços do Concelho foi construído após um incêndio, ocorrido na madrugada de 1863, que destruiu por completo os Paços Pombalinos. A reconstrução começou em 1867, sob a direção do arquiteto Domingos Parente da Silva, e foi concluída já no início do século XX, com José Luís Monteiro.
Este edifício foi palco de vários acontecimentos importantes, tais como a Proclamação da República, a 5 de outubro de 1910, que aconteceu na sua varanda. Os Paços do Concelho ficam na Praça do Munícipio, e estão integrados numa praça ampla. O seu conjunto (paços e pelourinho) constitui o símbolo máximo do poder autárquico, em Lisboa. O edifício caracteriza-se por um estilo neoclássico sóbrio e elegante e apresenta, na sua fachada, um frontão esculpido, da autoria de Calmels.
No centro, encontra-se o brasão da cidade, ladeado pelas figuras do Amor e da Liberdade, juntamente com os génios da Ciência, Navegação, Indústria e Comércio. No seu interior, encontra-se ainda presente elementos como uma escadaria nobre, feita em mármore, e que é iluminada por uma cúpula de ferro e vidro. Igualmente, há ainda uma pintura da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro e José Malhoa. Em 2023, os Paços do Concelho de Lisboa receberam 4120 visitantes.