A Fundação Gulbenkian abriu, até 14 de maio, as inscrições para três residências artísticas, que vão ter lugar em Oeiras e em Lisboa. Estas residências multidisciplinares procuram promover a ligação entre a sustentabilidade, a inclusividade e a criatividade com incidência local.
Estão abertas, até 14 de maio, as candidaturas para três residências multidisciplinares da iniciativa ‘Bauhaus of the Seas Sails’, que contam com a parceria da Fundação Calouste Gulbenkian, através do Centro de Arte Moderna. Cada residência está integrada num dos três projetos-piloto que serão desenvolvidos em Lisboa e Oeiras.
Por isso, a residência de Arte & Ciência ‘A Call to the Sea’, do projeto-piloto ‘Ocean Literacy’, convida artistas e cientistas a apresentarem propostas colaborativas. Estas devem partir das coleções zoológicas do Aquário Vasco da Gama, em Oeiras. Igualmente, devem ainda propôr uma reflexão e inspirar soluções inovadoras sobre o papel dos museus na sociedade e a relação entre os seres humanos e a Natureza.
Já a residência de Arte & Gastronomia ‘Eating Between Tides’, do projeto-piloto ‘Regenerative Menu’, convida a desenvolver um processo de co-design entre um artista visual, um chef e uma escola municipal, e a desenvolver um menu regenerativo que inclua ingredientes provenientes do Estuário do Tejo. Este menu será depois testado em escolas e instituições artísticas em Lisboa.
Por fim, a residência de Arte & Design ‘Radical Water – Concrete Matters’, do projeto-piloto ‘Blue Makerspace’, incentiva à criação de um protótipo para o espaço público. Este deve ser construído a partir de materiais provenientes da bio-região do Mar da Palha e/ou ao desenvolvimento de uma biblioteca de materiais que sejam provenientes de recursos existentes no Estuário do Tejo e que possam ser utilizados em projetos futuros. A entrega de candidaturas termina no dia 14 de maio às 16h00.