Nesta segunda-feira, dia 10 de junho, assinala-se o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Para homenagear o escritor, nascido em 1524, a Câmara Municipal de Lisboa vai realizar um conjunto de atividades, entre as quais o descerramento de uma placa comemorativa e um espetáculo de fado.
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinala, esta segunda-feira, dia 10 de junho, o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, com uma cerimónia de homenagem e um espetáculo de fado. Estas iniciativas decorrem no âmbito das comemorações municipais do quinto centenário do nascimento de Luís de Camões, considerado o maior poeta da língua portuguesa. Por isso, às 18h00, será descerrada uma placa evocativa do V Centenário na base do monumento ao poeta, na Praça Luís de Camões, no Chiado.
Esta cerimónia contará com a presença do presidente da CML, Carlos Moedas. Uma hora depois, o Miradouro de Santa Catarina recebe o espetáculo ‘Tributo a Luís de Camões através do fado’, e conta com a voz de Joana Almeida, acompanhada por Sebastião Pereira, Bernardo Saldanha e Francisco Gaspar, tendo como pano de fundo o Rio Tejo. Por fim, este espetáculo tem entrada livre e é inspirado num EP, onde a fadista portuguesa Amália Rodrigues deu voz a três poemas de Luís de Camões, musicados por Alain Oulman.
Câmara de Lisboa preparou programação especial
Ao longo dos meses de maio e junho, foram várias as iniciativas culturais promovidas pela autarquia, e que teve como objetivo assinalar os quinhentos anos do nascimento de Luís de Camões. Para breve, no dias 18 e 25 de junho, está ainda previsto um itinerário pelos pontos que marcaram a vida e obra do escritor, iniciando-se na Praça de Camões e terminando no Pátio do Tronco. No dia 18, o percurso inicia-se pelas 15h00, e no dia 25, tem início pelas 10h30. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, que pode ser realizada através do contactos 218 170 742 e itinerarios.culturais@cm-lisboa.pt.
Nesta iniciativa, conduzida por Susana Araújo, os participantes podem conhecer um pouco da vida de Luís de Camões, que nasceu em Lisboa em 1524. Foi na capital portuguesa que frequentou a corte e viveu uma vida boémia. Foi ainda aqui que, muito provavelmente, iniciou a escrita de ‘Os Lusíadas’, obra maior da literatura nacional que relata a epopeia dos Descobrimentos e os feitos heroicos dos portugueses.