Estamos em agosto, mês por excelência das férias e do descanso. O bom tempo e os dias compridos convidam a ir até à praia ou a uma esplanada. E enquanto aprecia uma bebida fresquinha, aproveite para ler, na versão impressa, a nova edição de Olhares de Lisboa, também disponível, gratuitamente, em alguns estabelecimentos do comércio local, nas caixas do correio e nas juntas de freguesia da cidade. Se quiser receber o seu exemplar em casa, pode ainda fazer uma assinatura anual do Olhares de Lisboa.
Neste verão, queremos fazer-lhe companhia enquanto desfruta da praia ou de uma esplanada. A nossa nova edição já está disponível, gratuitamente, em alguns pontos do comércio local, onde poderá encontrar o seu exemplar. Alguns dos tópicos que vai encontrar nesta nova edição são, por exemplo, o novo centro de acolhimento para sem abrigo, um projeto-piloto que aposta na prevenção. As duas casas ficam na freguesia do Beato, e foram inauguradas por Carlos Moedas, no dia 18 de julho.
A inauguração deste centro, assim como a promessa de investir 40 milhões de euros, até 2027, em novos centros de saúde, tem sido a “cara” da gestão autárquica de rosto humano de Carlos Moedas, “centrada nas pessoas, na resolução dos problemas concretos das pessoas” e, portanto, preparada para a “reconstrução do que é a nossa cidade”. Reconstrução que assenta em cinco eixos: cultura, ambiente, planos social e económico e, em especial, a “parte humana”. Focada nessa gestão, a Câmara de Lisboa vai investir 41 milhões de euros até 2027 em infraestruturas de novos centros de saúde na capital, conforme anunciou o presidente do município, Carlos Moedas, na inauguração da nova Unidade de Saúde da Ajuda, salientando que “o investimento que a Câmara Municipal de Lisboa está a fazer na área da saúde é um investimento histórico”.
Nova edição destaca também investimentos na área da Mobilidade
Por outro lado, se se interessa mais por assuntos relacionados com a Mobilidade, saiba que agora os titulares dos passes Navegante podem utilizar, sem custos, alguns parques de estacionamento dissuasores à circulação no centro da cidade (Colégio Militar, Ameixoeira e Avenida de Pádua), uma medida que já tinha sido anunciada por Carlos Moedas, durante uma visita a obras de construção de um parque de estacionamento subterrâneo municipal em Entrecampos, com 576 lugares.
Também na mesma área, Carlos Moedas inaugurou o novo Largo de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, que foi alvo de obras de requalificação, que permitiram a plantação de mais árvores e a redução do trânsito automóvel, num investimento de cerca de três milhões de euros. Já na Cultura, não nos podíamos esquecer, pois claro, do concurso das Marchas Populares de Lisboa, onde Alcântara se sagrou vencedora pela primeira vez em 90 anos de história. Neste jornal, fique a conhecer a Sociedade Filarmónica Alunos Esperança (SFAE), a mais antiga coletividade de Lisboa, que todos os anos organiza a Marcha de Alcântara.
Saiba onde pode levantar o seu exemplar gratuito:
Ajuda:
- Paraíso Violeta: Calçada da Ajuda, 79/81
- Pastelaria Outra Opção: Calçada da Ajuda
- O Painel: Travessa do Giesta, 59-A
Alvalade:
- Pastelaria VáVá: Avenida Estados Unidos da América, 100
- Pastelaria Granfina: Av. dos Estados Unidos da América 139 C
Avenidas Novas:
- Galão 2: Rua da Beneficência, 175-C
- Restaurante Santa Maria: Rua da Beneficência, 170
- Restaurante Valbom: Avenida Conde Valbom, 11
Belém:
- Confeitaria do Restelo: Avenida Ilha da Madeira, 45-A
- Café Tentação: Rua João Dias, 35-A
- Pastelaria Majolie: Avenida Ilha da Madeira, 30
- Paragem 28: Rua Tristão Vaz, 8
Campo de Ourique:
- Congelados da São: Mercado Municipal de Campo de Ourique, loja 1/2
Campolide:
- Pastelaria Doce Lindo: Rua Marquês da Fronteira, 65 A/B
- Pastelaria XPTO: Av., Columbano Bordalo Pinheiro, nº 61 D
- Churrasqueira a Valenciana: Rua Marquês da Fronteira 15
Estrela:
- Pastelaria Carrocel: Avenida Infante Santo, 47-A
Misericórdia:
- O Brasão: Largo Conde Barão, 32
Santa Maria Maior:
- Solar da Madalena: Rua da Madalena, 228
Atenção: Se é comerciante e gostaria de ter o seu expositor, totalmente gratuito, entre em contacto através do e-mail leitores@olharesdelisboa.pt ou pelo número 967734378. Junte-se a nós e seja um Ponto de Leitura do Olhares de Lisboa!
Exemplares gratuitos em todas as juntas de freguesia da capital e nas caixas do correio
Por outro lado, e a par do comércio local, pode ainda encontrar o seu exemplar de Olhares de Lisboa nas sedes e delegações das 24 juntas de freguesia da cidade, e ainda nas caixas do correio. Se não encontrou o seu exemplar na sua caixa de correio, pode receber o seu jornal em casa, de forma cómoda, através de uma assinatura anual. Pode também, descarregar a edição no formato PDF: Olhares de Lisboa - Julho e ler no seu computador ou equipamento móvel.