O Porto de Lisboa registou o melhor mês de julho de sempre em Passageiros de Cruzeiro, tendo recebido mais de 58 mil passageiros, um aumento de mais de seis por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em julho de 2024, o Porto de Lisboa registou um dos seus melhores meses, com a passagem de mais de 58 mil passageiros só naquele mês. Isto corresponde a um aumento de seis por cento em relação ao mesmo período do ano passado, em que passaram, pelo Porto de Lisboa, quase 55 mil passageiros. Igualmente, entre os anos de 2023 e 2024, houve um crescimento de 35% no número de passageiros de cruzeiro em trânsito, equivalente a uma subida de 39.245 para 52.797 turistas.
A causa para estes números é a existência de um maior número de escalas em trânsito e do aumento da capacidade média dos navios que atracaram em Lisboa. Durante o mês de julho, o Porto de Lisboa registou um total de vinte escalas de cruzeiros, um aumento de cinco por cento, em comparação com as 19 escalas do mesmo mês, registadas no ano anterior. O valor alcançado reflete a confiança das companhias de cruzeiros na capacidade de Lisboa para receber navios de maior porte, como ficou demonstrado com as 15 escalas realizadas por navios de capacidade superior a dois mil passageiros.
Porto de Lisboa recebeu a primeira escala do ILMA
Para o presidente da APL, Carlos Correia, “este recorde evidencia não apenas a atratividade crescente da cidade de Lisboa como destino de cruzeiros, mas também o nosso compromisso em continuar a investir na melhoria das infraestruturas e serviços portuários do Porto de Lisboa, promovendo um turismo sustentável e de qualidade”. Para além do recorde de passageiros, o mês de julho de 2024 ficou igualmente marcado pela primeira escala do navio de cruzeiros ILMA, o mais recente e inovador navio de cruzeiros de ultraluxuoso da Ritz-Carlton Yacht Collection.
Recorde-se que o ILMA está equipado com tecnologias avançadas de eficiência energética e sistemas de tratamento de água, reforça um compromisso que também é do Porto de Lisboa, com a sustentabilidade ambiental. Por fim, e segundo o Porto de Lisboa, em comunicado, este recorde revela-se “como um sinal positivo para mitigar a sazonalidade na atividade de cruzeiros, durante o verão, por ser um período tradicionalmente menos ativo para o setor. O Porto de Lisboa continua, assim, a consolidar a sua posição entre os principais destinos de cruzeiros na Europa”.