Já começou a terceira Semana Cultural dos Cemitérios de Lisboa

Começou, no último sábado, 5 de outubro, a terceira edição da Semana Cultural dos Cemitérios de Lisboa. A iniciativa decorre até domingo, 13 de outubro, e pretende dar a conhecer estes espaços da cidade, bem como desmistificar as questões relacionadas com a morte.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a organizar, pelo terceiro ano consecutivo, a Semana Cultural dos Cemitérios. A edição deste ano inclui, como é habitual, visitas, visitas noturnas e tardes de jazigos abertos, promovidas em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Esta iniciativa começou no último sábado, 5 de outubro, e vai até ao próximo domingo, 13 de outubro. A edição de 2024 tem como novidade uma oficina de Filosofia para Crianças, em que as famílias são convidadas a perguntar e responder sobre a morte, bem como ‘Death Cafe’, uma sessão para falar sem complexos sobre a morte, acompanhada de chá, café e bolinhos.

Iniciativas na rede de Bibliotecas de Lisboa

Em paralelo, a rede de Bibliotecas de Lisboa está a promover um Clube de Leitura, na Biblioteca da Penha de França, bem como visita especial sobre a República e os Republicanos, organizada Hemeroteca Municipal, e que aconteceu no último sábado, 5 de outubro, feriado nacional. Ao mesmo tempo, o Mosteiro de São Vicente de Fora e o Museu de Lisboa, estão ainda a preparar visitas especiais nos seus espaços, dedicadas à temática da morte e dos cemitérios.

Para além da CML, participam também nesta edição da Semana Cultural dos Cemitérios as autarquias de Loures, Setúbal e Vila Franca de Xira, que vão realizar visitas guiadas aos cemitérios de Lisboa, bem como momentos musicais e palestras. Em 2024, há ainda que destacar a participação da Câmara Municipal de Palmela. Todas as atividades deste programa são gratuitas, sendo que é necessária uma inscrição prévia para o endereço cemiterios.visitas@cm-lisboa.pt. Para mais informações e para conhecer o programa completo, pode aceder ao site da Câmara de Lisboa.

Foto: CML

Quer comentar a notícia que leu?