Laboratório para a Coesão Social é apresentado na próxima sexta-feira

A União de Freguesias de Santa Iria da Azóia, São João da Talha e Bobadela, vai apresentar, na próxima sexta-feira, dia dia 18 outubro, pelas 14h00, o Laboratório para a Coesão Social, que pretende criar condições para a implementação de soluções inovadoras para identificação de necessidades comunitárias da freguesia.

A União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela (UF-SSB), vai apresentar na próxima sexta-feira, 18 de outubro, na Loja Ponto Já, em São João da Talha, o Laboratório para a Coesão Social, que tem como objetivo criar condições para a implementação de soluções inovadoras para identificação de necessidades comunitárias da freguesia. A ideia, através deste projeto, é promover a Coesão Social na freguesia, de forma a valorizar o território, criar impacto social positivo, estimular o bem-estar dos cidadãos, bem como garantir o acesso equitativo aos recursos e oportunidades, como foco na sustentabilidade ao longo da vida, e ainda a dignidade na diversidade, a autonomia pessoal e coletiva para uma participação social responsável.

Experiência inovadora em Portugal

Desta forma, pretende-se criar uma plataforma de ação e inovação pública, cuja dinâmica e impacto permitem fomentar um trabalho de inteligência coletiva e colaborativa entre as instituições e os cidadãos do território, que conta com uma parceria em rede, incluindo as instituições locais e universidades portuguesas e espanholas. Este projeto foi apresentado no final de janeiro, e é uma experiência inovadora em Portugal, que se baseia ainda numa rede de parcerias universitárias, de forma a criar um caminho diferente para a construção de territórios que respondam ao bem-estar, sustentabilidade e equidade social.

A participação neste evento é gratuita. A iniciativa contará com a presença do presidente da UF-SSB, Nuno Leitão, e da vice-presidente da Câmara Municipal de Loures (CML), Sónia Paixão. Por sua vez, o Laboratório será apresentado por Dora Pereira, por volta das 14h30. Às 15h30, a diretora do Departamento MIDE da Universidade de Valência, Maria Jesus Perales, irá apresentar um ‘brainstorming’ sobre os ‘Caminhos para a Coesão Social’, sendo que o encerramento ficará a cargo de Teresa Pires, diretora técnica do Polo Comunitário ‘Os Amigos de Sempre’.

Quer comentar a notícia que leu?