O Templo da Poesia, em Oeiras, recebeu a segunda edição dos Prémios Nacionais de Arquitetura “Espaço” 2024. Esta é uma cerimónia que destaca as melhores obras desenvolvidas em território nacional e os profissionais do setor.
Foram sete as categorias premiadas na segunda edição dos Prémios Nacionais de Arquitetura “Espaço” 2024, que pretendem destacar os melhores da arquitetura portuguesa. Das categorias a concurso, os vencedores foram escolhidos por um júri composto por 19 arquitetos de prestígio. Na categoria Jovens Emergentes, o prémio foi para o “Atelier PE-LE”, sendo que, na categoria Espaço Público, destacou-se o “Jardim da Galeria” (Galeria Municipal do Montijo), Já na categoria Equipamento Coletivo, foi distinguido o projeto “Requalificação do Mercado Municipal de Fornos de Algodres”, e na categoria Habitação Coletiva, o reconhecimento foi atribuído ao “Edifício Habitacional na Circunvalação”. Na categoria Habitação Unifamiliar, a distinção coube à “Casa na Cúria”; na categoria Reabilitação Arquitetónica, o prémio foi para o “Museu Aristides Sousa Mendes”; e na categoria Hotelaria, o destaque foi para o hotel “INNSiDE by Meliá – Braga”.
No entanto, foram também atribuídas menções honrosas em três áreas distintas. Desta forma, a Menção Sustentabilidade foi concedida à “Moradia na Praia Grande”; a Menção Carreira foi entregue ao Arquiteto João Paciência; e a Menção Mulheres na Arquitetura foi atribuída à Arquiteta Inês Lobo. Os Prémios Nacionais de Arquitetura são centrados na construção e reabilitação e têm como objetivo incentivar todos os arquitetos em Portugal a investirem na qualidade do seu trabalho, na inovação na construção e na valorização do espaço e da paisagem. A segunda edição desta iniciativa contou com o apoio da Associação Portuguesa do Alumínio (APAL), AEG, Delabie, Garvetur, Gree, Leroy Merlin, Marlicel/Thalgo, Mapei, Morgado&Ca, Natstone, Progress Profiles, OBO Bettermann, Topeca, entre outros parceiros.