1 de Novembro de 1934 foi a data em que foi promulgado um decreto-lei a propor a criação do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa. É este o feito que se vai comemorar durante esta sexta-feira com diferentes actividades gratuitas.
O Parque Florestal de Monsanto (PFM) celebra o seu 90º aniversário. E é este o feito que se vai comemorar durante esta sexta-feira, 1 de novembro, com diferentes actividades gratuitas. O dia acaba por ser uma forma de celebrar um parque florestal que ocupa, com os seus mais de 1000 hectares, cerca de 10% do concelho de Lisboa, que tem 10.000 hectares, e contribui para a qualidade ambiental da cidade.
Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Lisboa renova o compromisso para a década 2024 – 2034 de continuar a preservar e a valorizar este espaço verde único de Lisboa, para que perdure para as futuras gerações. Sob o lema “Parabéns, Monsanto!”, a celebração dos 90 anos do PFM tem como objetivos valorizar o Parque como espaço verde de referência, acolher com qualidade, e promover a aproximação à comunidade, dinamizando uma oferta de atividades diversificada.
Ao longo de todo o dia, haverá várias atividades abertas à população, em diversos locais do parque. Entre as actividades, está a pintura participativa de um mural ligado à protecção do ambiente.
Atividades diversas
O ponto de encontro é a entrada da zona vedada do Centro de Interpretação de Monsanto, a partir das 15h15, e terá de ser feita a inscrição para o e-mail monsanto.inscricoes@cm-lisboa.pt. Entre as 16h e as 17h30, também será realizado um magusto popular, onde será apresentado o nome da mascote de Monsanto. Haverá um momento musical e o corte do bolo do aniversário dos 90 anos do parque.
“O Parque Florestal de Monsanto é muito mais do que uma área verde de grandes dimensões em Lisboa. É um verdadeiro tesouro ecológico e cultural da cidade, um oásis de biodiversidade, que importa valorizar e salvaguardar”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
“Queremos que este seja, cada vez mais, um espaço de excelência em termos ambientais, numa cidade que assumiu a ambição de ser neutra em carbono até 2030, mas também um local de eleição dos lisboetas para os seus momentos de lazer, de prática desportiva e de aprendizagem”, acrescenta Carlos Moedas.
Espaço único
“Monsanto é um espaço único, que está no coração de todos os lisboetas e que, por isso, merece ser amado e preservado por todosnós”, afirma por sua vez o vereador da Câmara Municipal de Lisboa responsável pelo pelouro da Estrutura Verde, Ângelo Pereira.
A celebração “Parabéns, Monsanto!” inclui uma série de atividades ao ar livre, com destaque para uma estafeta de 15 km e uma caminhada guiada, ideais para quem deseja explorar a paisagem de Monsanto de forma ativa e participativa.
A estafeta, organizada para corredores de diferentes idades, percorre trilhos emblemáticos do Parque, unindo atletas e a comunidade num evento de resistência e cooperação. Já a caminhada guiada, convida famílias e grupos a redescobrir a riqueza natural e histórica de Monsanto, com orientação especializada sobre a flora e a fauna locais, a par da plantação de 90 árvores no final do percurso.
Além disso, o evento “Parabéns, Monsanto!” conta com exposições e oficinas dedicadas à sustentabilidade, um magusto tradicional, música ao vivo, e uma performance artística ao cair da noite. A programação (com participação gratuita) visa fortalecer a relação da comunidade com o Parque de Monsanto.