A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) voltou a abrir as candidaturas para a terceira edição do Prémio de Poesia Oeiras, que vai prestar homenagem a Luís Vaz de Camões. O vencedor do prémio Consagração vai poder ganhar 20 mil euros e o prémio revelação será premiado com cinco mil euros. As candidaturas abriram a 15 de outubro e prolongam-se até 15 de janeiro.
Até 15 de janeiro do próximo ano, todos os autores do concelho de Oeiras podem candidatar-se ao Prémio de Poesia de Oeiras, um concurso promovido há três anos pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO). A edição deste ano presta homenagem a Luís Vaz de Camões, e, uma vez mais, vai atribuir um prémio pecuniário de 20 mil euros ao vencedor do prémio Consagração, e de cinco mil euros ao vencedor da categoria Revelação. O objetivo deste concurso é promover a poesia no selo dos países de língua portuguesa, contribuindo, deste modo, para o alargamento das literacias e a promoção do livro e da literatura.
Os candidatos devem ter mais de 18 anos, sendo que os trabalhos apresentados serão objeto de avaliação e seleção até ao dia 15 de abril de 2025, sendo os vencedores anunciados a 7 de junho de 2025. Os autores não podem ser cônjuges ou viver em condições análogas às dos cônjuges ou parentes, bem como não podem ser parentes em linha reta ou até ao segundo grau da linha colateral, nem viver em economia comum com qualquer membro do júri da modalidade a que se candidata. Podem concorrer à modalidade Consagração as obras publicadas em primeira edição em 2023, não sendo aceites reedições, antologias ou reuniões de obras completas.
Por outro lado, o autor da modalidade ‘Revelação’ deverá assumir que está a candidatar obras originais e inéditas que nunca foram publicadas em papel ou nas plataformas digitais. Não serão aceites coautorias nesta modalidade. Para formalizar as candidaturas, no caso de obras respeitantes ao prémio ‘Consagração’, estas devem ser submetidas na plataforma do Prémio de Poesia de Oeiras, e o miolo do ficheiro enviado deve corresponder exatamente ao livro impresso, seja no conteúdo, seja na diagramação. Deve também ser enviado um ficheiro com a capa do livro, e ambos os ficheiros deverão ser em formato PDF. Já os trabalhos respeitantes ao prémio ‘Revelação’ deverão ser submetidos sob pseudónimo em formato digital, na plataforma do concurso, também em formato PDF.
Vencedores são anunciados a 7 de junho de 2025
Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição com a identificação completa do(a) autor(a), morada, data de nascimento, contacto telefónico e de e-mail. A fim de garantir o anonimato, o secretariado do prémio fará a respetiva indexação numérica do nome do autor ao pseudónimo utilizado, para que o júri não tenha acesso a qualquer informação identitária do autor da obra. Por isso, o pseudónimo utilizado não poderá ser constituído por um ou mais nomes do autor, sob pena da candidatura ser excluída. Igualmente, o ficheiro com a obra não deverá ter, em nenhum ponto, a identificação do autor, ou alguma forma de identificação.
O júri do Prémio ‘Consagração’ é constituído por Gaspar Manuel Matos (em representação do Município de Oeiras), Uili Bergammin Oz (em representação do patrono do prémio), Mia Couto, António Carlos Secchin e Fernando Pinto Amaral. Já o júri do Prémio de Revelação é constituído por María Luisa Santos (em representação do Município de Oeiras), Uili Bergammin Oz (em representação do patrono), Kalaf Epalanga, Ronaldo Cagiano e Jorge Reis-Sá. Os vencedores de ambas as categorias serão anunciados a 7 de junho de 2025, e a cerimónia de entrega dos mesmos será até 30 de junho de 2025. Para mais informações, deverá entrar em contacto com a autarquia, através do email premiodepoesia-consagracao@oeiras.pt.