A Águas do Tejo Atlântico vai investir 7,4 milhões de euros em obras de beneficiação da Fábrica de Água (ETAR) de Santa Cruz, Torres Vedras, que irão permitir a criação de melhores condições socio-ambientais das populações servidas, incluindo a recolha, tratamento e rejeição dos efluentes de forma ambientalmente segura.
A empreitada de beneficiação da Fábrica de Água (ETAR) de Santa Cruz reflete o posicionamento da Águas do Tejo Atlântico no sentido de dotar as suas infraestruturas das melhores condições por forma a garantir um desempenho mais eficiente.
Segundo um comunicado das Águas Tejo Atlântico, este investimento, superior a sete milhões, inclui, entre outros melhoramentos, a reabilitação geral de construção civil dos edifícios, órgãos de tratamento, pavimento e circuitos hidráulicos, a substituição de equipamentos, o reforço da etapa de pré-tratamento, a remodelação do tratamento biológico com aumento da eficiência do equipamento de arejamento, a otimização do tratamento de lamas.
Esta intervenção contempla ainda a construção de etapa de desinfeção de efluente tratado e reformulação da produção de água de processo, a remodelação do tratamento de odores e a beneficiação total de instalações elétricas, automação e supervisão.
A empreitada representa um investimento de cerca de 7,4 milhões de euros com um prazo global de execução de 730 dias e a entrega de proposta está marcada para o dia 6 de março de 2025.
A Fábrica de Água / ETAR de Santa Cruz serve o Município de Torres Vedras, tem capacidade para tratar um caudal máximo de 8.160 m3/dia, que corresponde a um equivalente populacional máximo de 68.000 habitantes.
A instalação encontra-se em funcionamento, neste local, desde 1999 e, esta intervenção, vai criar melhores condições socioambientais das populações servidas, incluindo a recolha, tratamento e rejeição dos efluentes de forma ambientalmente segura.