Em 2025, o Museu da Amadora, que integra, além do Núcleo Museológico do Casal da Falagueira (núcleo sede) e do Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque, também o Núcleo Museológico do Moinho do Penedo, as Reservas Culturais e a Casa Roque Gameiro, irá promover várias atividades, destinadas a toda a família.
O Museu da Amadora irá, em 2025, receber inúmeras iniciativas para toda a família. Este espaço, para além do Núcleo Museológico do Casal da Falagueira (núcleo sede) e do Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque, inclui também o Núcleo Museológico do Moinho do Penedo, as Reservas Culturais e a Casa Roque Gameiro, todas localizadas no concelho da Amadora. No dia 25 de janeiro, entre as 10h00 e as 12h00, a Casa Roque Gameiro recebe a iniciativa “Vamos escrever como a Girafa”, celebrando o Dia Internacional da escrita à mão, onde as famílias serão convidadas a criarem uma carta para um amigo, intervalada com desenhos. A participação tem o custo de dois euros por pessoa, mas é gratuito para crianças e jovens até aos 17 anos.
Já o Núcleo Museológico do Casal da Falagueira recebe, até 4 de maio, a exposição temporária “Amadora, Primeiro Município de Abril“, que ilustra o desenvolvimento do território e da população antes e após o 25 de Abril de 1974, até à formação da Amadora como cidade. A entrada é gratuita ao sábado de manhã, sendo que, nos restantes dias, é grátis para estudantes, jovens até aos 18 anos e maiores de 60. Até 20 de julho, a Casa Roque Gameiro recebe ainda a exposição temporária “Todas as cores. Guida Ottolini (1915-1992: Uma ilustradora da tribo dos Pincéis”, que decorre de uma investigação sobre Margarida Ottolini Coimbra, conhecida no mundo das artes gráficas como Guida Ottolini ou Janine e explora esta personalidade enquanto grande ilustradora e autora de Banda Desenhada. A entrada é livre.
Iniciativas carecem de inscrição prévia
De terça a sexta-feira, às 10h00 e às 14h30, há as iniciativas “Museu em Ação” e “Venha conhecer os cantos à Casa”, destinadas a escolas e grupos organizados. Aqui, os participantes vão ter acesso a oficinas diversas, bem como visitas orientadas a locais como a Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museológico do Casal da Falagueira, Núcleo Museológico do Moinho do Penedo e Casa Roque Gameiro. Estas atividades são gratuitas para as escolas públicas do município, durante o período escolar, no máximo de duas visitas por turma e por equipamento e instituições de solidariedade social, no máximo de duas visitas por utente e por equipamento.
Todas as atividades necessitam inscrição prévia por email (museu@cm-amadora.pt) ou por telefone (214 369 090). No momento da participação, deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico, e as inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado. As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras atividades. Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.