A Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas (USQCAL) assinalou, na última sexta-feira, 31 de janeiro, 13 anos de atividade. Estiveram presentes cerca de 300 convidados, entre os quais o presidente da Assembleia de Freguesia de Carnaxide e Queijas (UFCQ), Rafael de Sousa.
A Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas (USQCAL) assinalou, na última sexta-feira, 31 de janeiro, 13 anos de atividade. Para comemorar a data, a organização promoveu um lanche de convívio entre professores e alunos. De acordo com Ana Maria Martins, membro da Comissão Executiva da USQCAL, e responsável pelos eventos internos desta instituição, “a finalidade deste evento é reunir os professores e os alunos e, em parte, a comunidade de Carnaxide, numa festa. Convidámos os grupos da USCQAL e também dois grupos externos. Fizemos uma parceria com o Nova Atena, que é a Universidade Sénior de Linda-a-Velha, que vêm também atuar, assim como o Grupo Chave”.
Esta iniciativa contou ainda com uma atuação de danças regionais, a que se juntou um pequeno concerto do Coro Juvenil Os Traquinas e do maestro Alexandre. Neste evento, ressalvou Ana Maria Martins, contou com a presença de “cerca de 300” convidados, entre os quais o presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), Rafael de Sousa. “Hoje celebramos um marco muito especial: os 13 anos da nossa Universidade Sénior (USQCAL). Celebrar 13 anos de existência é muito mais do que assinalar uma data: é reconhecer o impacto que este projeto teve e continua a ter na vida de tantas pessoas e na nossa comunidade”.
Promover o envelhecimento ativo
“As nossas instalações não são apenas um espaço físico, elas simbolizam o crescimento, o empenho e o sonho de todos aqueles que, ao longo dos anos, contribuíram para o sucesso da USCQAL. São um reflexo da dedicação da comunidade, do compromisso com a qualidade e da visão de um futuro ainda mais promissor. Nestes 13 anos, a USQCAL tornou-se um exemplo vivo de como o conhecimento e a aprendizagem não têm idade. Aqui, mais do que aprender, cria-se uma rede de afetos e cumplicidade, onde as amizades se constroem e a curiosidade mantém-se viva. Este é o verdadeiro espírito da nossa Universidade Sénior”.
“A USQCAL é também um exemplo da força da nossa comunidade. Num mundo em constante mudança, onde tantas vezes nos isolamos, esta Universidade Sénior prova que a união e o conhecimento são as bases de uma vida mais plena e feliz. Quero expressar a minha gratidão a todos os que tornaram possível este momento: à direcção, os professores voluntários, que partilham o seu saber com paixão; aos colaboradores, que garantem o funcionamento diário; e os alunos, que são o coração pulsante desta instituição. Sem vocês, nada disto seria possivel”, concluiu, deixando uma palavra de agradecimento ao presidente Inigo Pereira.
Cerca de 330 alunos e 60 docentes
As inscrições para a USQCAL iniciaram-se em agosto de 2024 e esta instituição conta, atualmente, com cerca de 330 alunos e 60 docentes. Existem cerca de “60 disciplinas, que vão desde as artes, a cultura, as línguas – temos inglês, francês, alemão -, passando ainda pela História das Religiões, Literatura, Poesia, Teatro, Culinária”, entre outras disciplinas. Para já, o edifício onde está instalado a USQCAL, atrás do Centro Cívico de Carnaxide, necessita de algumas obras de remodelação.
“Temos também um polo em Queijas, que também não tem umas condições muito boas, tem uma escada muito alta, que se torna díficil para os alunos subirem e descerem, pois já somos todos velhotes”, acrescentou a responsável, sublinhando, que, contudo, “em Queijas, o projeto já está a andar”. “Aqui, em Carnaxide, está mais atrasado. As instalações são boas, temos é problemas com infiltrações, paredes a cair”, bem como a necessidade de um ginásio maior, entre outros problemas, disse Ana Maria Martins, ressalvando “a relação muito próxima com a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ)”.
Proximidade com a UFCQ
“O presidente Inigo é muito agradável e colabora imenso connosco”. Para o próximo ano, a USCQAL pretende abrir mais disciplinas, “trazer mais professores e mais alunos”. Já para Rafael de Sousa, presidente da Assembleia de Freguesia da UFCQ, “o objetivo desta instituição é tirar os séniores do isolamento, trazê-las para aqui para lhes dar mais cultura, fazer com que eles façam mais amigos, aprendam novos conhecimentos”, entre outros.
“Acho que o que a USCQAL está a fazer é espetacular, o que se deve também à união de freguesias e especialmente ao presidente Inigo Pereira. Esta instituição já tem 13 anos, começou com o presidente Jorge Viana, que eu também acompanhei. Sei que as instalações precisam de mais, mas sei que a UFCQ e a Câmara de Oeiras também estão atentas e estou confiante que estão a fazer um trabalho excelente”, rematou.