LISBOA CONQUISTA POSIÇÕES INTERNACIONAIS NA ÁREA DA CULTURA

Em 2019, a capital portuguesa acolhe a cimeira anual do Fórum Mundial das Cidades de Cultura e assume a co-presidência do Comité de Cultura da União das Cidades e Governos Locais

Lisboa vai ser a anfitriã da cimeira anual do Fórum Mundial das Cidades de Cultura – World Culture Cities Forum, em 2019. O encontro vai realizar-se entre 23 e 25 de outubro do próximo ano, na capital portuguesa. A capital portuguesa foi escolhida “devido ao seu posicionamento estratégico como uma capital aberta, central e cosmopolita, com uma vocação internacional”.

O anúncio foi feito na cimeira deste ano, que decorreu em São Francisco, nos Estados Unidos da América, até ao passado dia 16. A cimeira debateu ainda a forma como os centros urbanos podem alterar a sua identidade cultural, face à rápida evolução tecnológica.

Representantes políticos e especialistas de cultura, de mais de 30 cidades, discutiram em São Francisco o que se pode alcançar quando cultura e tecnologia se aliam. Em Lisboa, o encontro vai debruçar-se sobre o papel da cultura na construção de cidades abertas e tolerantes e na abordagem dos desafios ambientais, bem como sobre estratégias de atração de públicos.

Para a vereadora da Cultura e das Relações Internacionais da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, “é uma grande honra podermos acolher este fantástico evento. Lisboa é membro deste Fórum há pouco tempo e é para nós uma grande satisfação fazer parte deste grupo de cidades. Estamos totalmente empenhados em trabalhar para esta rede e por isso tomámos a decisão de acolher esta cimeira”.

Justine Simons, vereadora da Cultura e Indústrias Criativas de Londres, e presidente do Fórum Mundial das Cidades de Cultura, entende que “é uma grande notícia a escolha de Lisboa para a realização da próxima cimeira anual, juntando líderes de cidades de vários pontos do globo para partilharem ideias sobre o crescente papel da cultura no desenvolvimento urbano. A cultura tem o poder de transformar vidas, tornando as nossas cidades mais acolhedoras. Lisboa é uma cidade aberta e vibrante, vai ser uma grande anfitriã e irá certamente contribuir para nos inspirar ainda mais”.

O Fórum Mundial das Cidades de Cultura é uma rede internacional de 38 cidades, criada por iniciativa da cidade de Londres. Em comum, estas cidades – de vários pontos do mundo e muitas de grandes dimensões, como Paris, Moscovo, Nova Iorque, Rio de Janeiro ou Tóquio – elegem a cultura como motor da promoção urbana e da cidadania, colocando-a no centro das políticas públicas e do planeamento da cidades.

Centro de Enfermagem Queijas

Dias antes, no México, Lisboa já tinha sido a cidade designada para assumir, a partir de 2019, a co-presidência do Comité de Cultura da União das Cidades e Governos Locais – United Cities and Local Governments. Trata-se da única plataforma à escala global que junta cidades, redes e organizações, para trabalharem juntas em políticas culturais locais e desenvolvimento sustentável.

Quer comentar a notícia que leu?