A Água do Tejo Atlântico e Priority Goal criaram uma parceria circular para a rega do campo de golfe “West Cliffs” com água+ (água reciclada), em Óbidos. A parceria que agora tem início junta duas entidades que no desenvolvimento das suas atividades implementam ações de mitigação no consumo de água, neste caso concreto, usando água+ para regar diariamente cerca de 21 hectares do campo de golfe.
A utilização da água+ (água para reutilização) é cada vez mais reconhecida como uma prática sustentável e eficiente na gestão de recursos hídricos. Aliás, a água reutilizada das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), “pode ser utilizada não só na rega dos campos de golfe, como na rega agrícola, na lavagem de arruamentos e rega de espaços verdes públicos”. Por isso, a Água do Tejo Atlântico e Priority Goal criaram uma parceria circular para a rega do campo de golfe “West Cliffs”, em Óbidos.
Trata-se de um reaproveitamento de um “recurso” seguro e devidamente tratado, transformando-o numa fonte alternativa, sustentável e valiosa para utilização em atividades não-potáveis, como a rega de espaços verdes, lavagem de ruas e outros usos urbanos e industriais.
A parceria que agora tem início, junta duas entidades que no desenvolvimento das suas atividades implementam ações de mitigação no consumo de água, neste caso concreto, usando água+ para regar diariamente cerca de 21 hectares do campo de gole.
Em conjunto, produção e uso, com as licenças já emitidas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), serão utilizados cerca de 570m3/dia de água+ (água reciclada produzida na Fábrica de Água do Casalinho/ ETAR).
Em parceria com a “Priority Goal”, a Águas do Tejo Atlântico fecha o ciclo da água e da sustentabilidade, contribuindo para a eficiência hídrica através de uma rega “+sustentável” com água produzida com a qualidade adequada numa Fábrica de Água, reforçando o compromisso na adoção de práticas ambientalmente responsáveis.
Com este projeto, a Águas do Tejo Atlântico dá o seu contributo sustentável para a mitigação dos fenómenos extremos, nomeadamente, a escassez de água.
Essa é uma das preocupações das grandes das grandes organizações que estão na vanguarda da implementação de soluções sustentáveis para as comunidades, protegendo o futuro através da redução do consumo de matérias-primas e recursos naturais, fomentando a redução, a reciclagem e a reutilização, alinhadas com a estratégia da economia circular.
A utilização de água+ (água reciclada) contribui para uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos.
Recorde-se que foi em 2019 que a Águas do Tejo Atlântico iniciou a produção de água+, que começou por ser usada na lavagem de ruas e na rega de um espaço urbano em Mafra, e também no sistema de climatização do IKEA de Loures, evitando o recurso a água potável para esta finalidade.