ALMADA ABRE ESPAÇOS CULTURAIS

0

A partir de hoje, 18 de maio, foi iniciada a reabertura faseada de equipamentos culturais da Câmara Municipal de Almada.

A partir de 18 de maio, os equipamentos culturais da Câmara Municipal de Almada vão reabrir ao público, de uma forma faseada e inclui bibliotecas, museus, Casa da Cerca, Solar dos Zagallos, Convento dos Capuchos, Oficina de Cultura, Auditório Fernando Lopes-Graça, Galeria de Arte e Arquivo Histórico.

Seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde, a autarquia vai reabrir estes locais mediante determinadas restrições, nomeadamente o uso de máscaras, com o objetivo de garantir todas as condições de segurança e higiene. O objetivo é assegurar a minimização da transmissão do vírus SARS-COv-2, responsável pela doença COVID-19, entre funcionários, colaboradores e visitantes.

É a seguinte a lista de equipamentos culturais que reabrem, de forma faseada, a partir de 18 de maio:

  • Museu Naval, Almada

  • Museu Medieval, Almada

Reabertura ao público a 18 de maio. Horário de funcionamento: 10h – 17h. Marcação prévia para grupos limitados a 10 pessoas. Em visita livre, deve ser mantido o distanciamento social (2 metros em espaços fechados). Uso obrigatório de máscara no interior dos equipamentos

  • Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, Almada

Edifício e exposições temporárias





Reabertura ao público a 18 de maio. Marcação prévia para grupos limitados a 5 pessoas. Deverá ser mantido o distanciamento social (2 metros em espaços fechados). Uso obrigatório de máscara no interior dos equipamentos. Todas as atividades de grupos, para além destas visitas, estão canceladas ou terão uma versão digital.

Jardim Botânico – O Chão das Artes (JBCAC)

Reabertura ao público a 18 de maio

Horário: 14h – 19h

Grupos até 5 pessoas. Distância social mínima de 2 metros. Uso obrigatório de máscara no Jardim e acesso às instalações sanitárias (WC). Restrição do uso de bancos ou outros assentos. Número máximo de visitantes, em simultâneo – JBCAC: 50 pessoas / WC: 1 pessoa por WC

  • Galeria Municipal de Arte, Almada

Reabertura ao público a 18 de maio

Encerrada para Grupos; Distância social mínima de 2 metros. Uso obrigatório de máscara no interior. Número máximo de visitantes, em simultâneo: 3 pessoas

  • Solar dos Zagallos, Sobreda

Reabertura ao público a 18 de maio

Horário do Solar e do Jardim: 10h – 17h. Grupos até 10 pessoas. Em visita livre, deve ser mantido o distanciamento social (2 metros em espaços fechados). Uso obrigatório de máscara no interior do edifício e salas de exposição. Número máximo de visitantes, em simultâneo no Jardim do Solar dos Zagallos: 50 pessoas

  • Convento dos Capuchos, Caparica

Reabertura ao público a 18 de maio

Horário: 10h – 17h. Marcação prévia para grupos limitada a 10 pessoas. Em visita livre, deve ser mantido o distanciamento social (2 metros em espaços fechados). Uso obrigatório de máscara no interior do edifício e salas de exposição.

  • Oficina de Cultura, Almada

Reabertura ao público a 2 de junho

Horário: 10h – 17h. Marcação prévia para grupos limitada a 10 pessoas. Em visita livre, deve ser mantido o distanciamento social (2 metros em espaços fechados). Uso obrigatório de máscara

  • Auditório Municipal Fernando Lopes Graça (Fórum Municipal Romeu Correia), Almada

Reabertura ao público a 2 de junho

Uso obrigatório de máscara no interior. Distanciamento social (2 metros em espaços fechados)

Reorganização do sistema de bilhética no sentido da limitação da venda de bilhetes reduzida à lotação da sala definida nos termos da lei.

  • Rede Municipal de Bibliotecas

Abertura ao público de 19 a 30 maio – 1.ª fase

  • Biblioteca Central (Fórum Municipal Romeu Correia), Almada

  • Biblioteca José Saramago, Feijó

  • Espaços: Átrio e Sala de Leitura para público adulto

Horário: 10h – 13h / 14h – 17h, de terça-feira a sábado

Serviços a disponibilizar: Serviço de empréstimo e devolução de documentos; Consulta presencial; Serviço de reserva prévia de documentos através de e-mail, telefone e catálogo

Condições de prestação dos serviços: Número de utilizadores em permanência na sala para adultos na Biblioteca Central: 20; Biblioteca José Saramago: 12;

Número de utilizadores em permanência no átrio: Biblioteca central: 5; Biblioteca José Saramago: 3

A permanência em sala será limitada a 3 horas por utilizador, visando servir um maior número de utilizadores. O prazo de empréstimo será alargado por 30 dias (coleções fundo geral, infantil e multimédia até 6 documentos).

Serviço de empréstimo e devolução de documentos será condicionado à coleção de cada biblioteca. Não existe livre acesso às estantes e a computadores para pesquisa no catálogo, sendo este serviço assegurado em exclusivo pelos técnicos.

Nos equipamentos deverá ser mantido o distanciamento social (2 metros em espaços fechados).

Uso obrigatório de máscara no interior dos equipamentos.

Espaços encerrados ao público: setor infantil, espaço de consulta de jornais e revistas e espaço para utilização de computadores.

Biblioteca Maria Lamas, Caparica

Espaço: átrio

Horário: 10h – 13h / 14h – 17h, de terça-feira a sexta-feira. Serviço de empréstimo e devolução de documentos. Espaços encerrados ao público: setor infantil, espaço de consulta de jornais e revistas e espaço para utilização de computadores

Polo da Cova da Piedade – encerrado

Abertura ao público de 2 de junho a 31 de julho – 2.ª fase

  • Biblioteca Central (Fórum Municipal Romeu Correia)

Abertura do espaço multimédia (acesso a computadores): 3 utilizadores em sala (1 hora por utilizador)

  • Biblioteca José Saramago

Espaço de utilização de computadores para o público adulto: 3 utilizadores em sala (1 hora por utilizador). Espaços encerrados ao público: setor infantil (a avaliar abertura após a existência de orientações para espaços para crianças e equipas disponíveis) e espaço de consulta de jornais e revistas.

  • Biblioteca Maria Lamas

Espaço: átrio

Horário: 10h – 13h / 14h – 17h, de terça-feira a sexta-feira

Serviço de empréstimo e devolução de documentos. Espaços encerrados ao público: setor infantil, espaço de consulta de jornais e revistas e espaço para utilização de computadores

Polo da Cova da Piedade

Encerrado

Agosto

  • Biblioteca Central – Fórum Municipal Romeu Correia

Abertura ao público dos espaços e serviços que forem sendo disponibilizados entre maio e julho, com exceção do espaço de jornais e revistas.

  • Biblioteca José Saramago, Biblioteca Maria Lamas e Polo da Cova da Piedade

Encerram ao público

Arquivo Histórico, Almada

Reabertura ao público do atendimento presencial a partir de 18 de maio

Horário do atendimento presencial: 10h – 12h

Atendimento presencial para consulta de documentação limitado a 3 pessoas em sala; Consulta de documentos mediante marcação e requisição prévia online ou telefone.

No equipamento deverá ser mantido o distanciamento social (2 metros em espaços fechados). Uso obrigatório de máscara no interior do arquivo e uso de luvas para consulta da documentação pelo público.

As Bibliotecas Municipais e o Arquivo Municipal continuarão a disponibilizar um conjunto de recursos online encontrando-se em curso o planeamento e preparação de novas ofertas nesta área.

Escreva aqui o seu comentário...