Com a nova Carreira de Bairro do Areeiro, são já 26 as carreiras que servem os bairros de Lisboa. O serviço está disponível todos os dias entre as 7h e as 20h30. São válidos todos os títulos de transporte da Carris. Agora, segundo Carlos Moedas, só falta inaugurar a carreira da Estrela.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, inaugurou esta manhã a 26ª Carreira de Bairro de Lisboa, na freguesia do Areeiro, que funcionará todos os dias das 7h30 às 20h30, com intervalo médio de 30 minutos, salientando que apenas falta inaugurar a da Estrela, para a rede de Carreiras de Bairro ficar completa.
Carlos Moedas, que se referiu aos benefícios que este transporte significa para as deslocações no interior dos bairros, salientou que as carreiras de bairro, além de permitirem uma maior mobilidade às pessoas mais velhas para se deslocarem dentro dos bairros, possibilitam também «uma maior proximidade entre as pessoas e a cidade»
Por seu turno, Fernando Braamcamp, presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, lembrou que «esta carreira funciona em circuito fechado» e que as pessoas «a podem utilizar para se deslocarem aos serviços ou às compras».
Segundo Fernando Bramcamp, após longas «negociações com os operadores», a junta de freguesia conseguiu estabelecer «o percurso mais favorável aos residentes». No entanto, como normalmente sucede nestas situações, «não conseguimos agradar a todos», porque não «conseguimos que o autocarro passe por todas as ruas a freguesia».
Transportes gratuitos e ciclovia na Almirante Reis
Segundo Carlos Moedas, que se encontrava acompanhado pelo vereador da Mobilidade, Ângelo Pereira, as Carreiras de Bairro permitem reforçar a mobilidade local, criando complementaridade à rede já operada pela Carris, gerando uma maior proximidade às infraestruturas mais importantes dos bairros, como escolas, centros de saúde, mercados e outros meios de transporte público.
O presidente da Câmara de Lisboa, em declarações à margem desta inauguração, referiu ainda que, provavelmente até ao verão, os jovens e os mais velhos já poderão usufruir de bilhetes gratuitos nos transportes públicos em Lisboa. «Têm sido um trabalho contínuo com a TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa), Carris e o Metro para implementarmos rapidamente este projeto, estando tudo dependente da parte técnica», revela Carlos Moedas, lembrando que «só todos juntos, oposição e executivo, se consegue implementar esta medida, que agora vai ser debatida pela Assembleia Municipal, após ter passado em reunião de Câmara.
Por outro lado, e ainda em termos de mobilidade, Carlos Moedas aproveitou para anunciar que vai ser retirada «metade da ciclovia da Almirante Reis, no sentido da saída de Lisboa», retomando-se as duas vias de circulação em cada sentido.
Carlos Moedas, depois de salientar a colaboração dos residentes na resolução deste problema, adiantou que o executivo municipal está «a trabalhar» na requalificação da Avenida Almirante Reis, «queremos dar-lhe a dignidade de uma Avenida da Liberdade ou da República».