Até ao próximo domingo, dia 29 de maio, pode visitar as Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, em Linda-a-Pastora, que já receberam a visita de milhares de pessoas.
No primeiro fim de semana do evento, registou-se uma das maiores afluências de público de sempre, uma vez que estas festas estão de regresso após dois anos de interrupção devido à pandemia.
Na próxima sexta-feira e sábado, dias 27 e 28 de maio, decorrem os concertos de Iran Costa e de Maxi, respetivamente. Do programa, destaque ainda para a participação de associações e coletividades da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, tal como tem vindo a ser feito desde a primeira edição deste evento, em 2015.
No sábado, dia 28, durante a tarde, vão atuar o grupo coral “Traquinas”, do Centro Social e Paroquial de Carnaxide, e os grupos musicais da Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas. Já no último dia das festas, no domingo, dia 29 de maio, irá decorrer um festival de folclore, o “Folk’Rocha 2022”, e que conta com a participação de ranchos e grupo folclóricos oriundos de vários pontos do país.
Em simultâneo, decorre ainda o programa religioso, com destaque para a missa em honra de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, que vai ser celebrada pelo Cardeal Patriarca D.Manuel Clemente, e para a procissão, ambos a 29 de maio.
Em 2022, as festas assinalam precisamente 200 anos do aparecimento numa gruta (1822), perto do Casal da Rocha, de uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição. Em setembro de 1893, o evento tornou-se um marco em Oeiras a partir do momento em que foi inaugurado o santuário da Rocha, e foram, durante muitas décadas, as maiores festividades do concelho.



As Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha são uma organização da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, em parceria com a Irmandade da Senhora da Rocha, que é responsável pelo programa religioso.