AUTOCARROS ELÉTRICOS JÁ CIRCULAM EM LISBOA

0

Veículos com zero emissões começaram hoje a fazer a ligação entre o Cais do Sodré e a Estação de Santa Apolónia. Os novos autocarros elétricos da CARRIS começaram a circular na carreira 706.A CARRIS colocou em circulação os primeiros autocarros elétricos. Estes veículos, mais amigos do ambiente e com o número 706, começam a fazer a ligação entre o Cais do Sodré e a Estação de Santa Apolónia e, como afirma a empresa municipal de transportes, «por cada quilómetro percorrido, estes autocarros elétricos vão evitar a emissão de 1,5 kg de CO2, contribuindo para uma melhor qualidade do ar e uma mobilidade mais sustentável».
Segundo a Carris, os autocarros em questão emitem zero emissões de CO2, não fazem ruído e significam uma redução significativa dos custos de energia e de manutenção.
A 706 foi assim a primeira carreira da CARRIS com autocarros elétricos, o que significa «mais um passo importante da empresa na renovação da sua frota e no caminho para a total descarbonização até 2040 e também na promoção da mobilidade sustentável, oferecendo um serviço de transporte de qualidade na cidade de Lisboa».
Os novos autocarros representam também «uma forte aposta no maior conforto destes equipamentos, preservando a qualidade do ar e do ambiente».
Estes autocarros standard 100% elétricos, da fabricante nacional Caetano Bus, têm 12 metros de comprimento e capacidade para 71 passageiros (34 lugares sentados, 36 de pé e 1 de Mobilidade Reduzida – rampa elétrica).
São viaturas que apresentam zero emissões de poluentes atmosféricos, equipadas com baterias de última geração e extremamente silenciosos. Cada quilómetro percorrido com os novos autocarros elétricos evita a emissão de 1,5kg de CO2.
Os novos autocarros elétricos apresentam ainda uma redução significativa em termos de custos de energia e manutenção. Estes veículos têm uma autonomia de 170 quilómetros e o seu tempo médio de carregamento é de 5 horas.
A apresentação oficial aos media foi feita na Estação da Pontinha seguida de uma viagem pela carreira, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Fernando Medina, do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Paulo Saraiva, e do vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar.
Declarações à imprensa | Mobilidade e Procedimentos internos da Carris face ao Covid-19