BEBÉ NASCE NO QUARTEL DOS BOMBEIROS DE LINDA-A-PASTORA

Esta sexta-feira, dia 2 de junho, os Bombeiros de Linda-a-Pastora ajudaram uma mulher que estava em trabalho de parto. Sem tempo para ir para o hospital, os três operacionais envolvidos acabaram por realizar o parto no quartel.

A ocorrência deu-se por volta das 09h45, quando um jovem se dirigiu ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora a pedir ajuda, uma vez que a sua esposa estava em trabalho de parto. Os operacionais rapidamente perceberam a iminência do parto, uma vez que já era possível visualizar a cabeça da bebé.

Sem tempo de colocar a mulher na ambulância, os operacionais acabaram por realizar o parto no carro da família. Assim, e três minutos depois, nasceu a criança, do sexo feminino. O parto foi assistido pela Subchefe Carla Palma, pelo Bombeiro de 1.ª, André Silva e pela Bombeira de 3.ª, Daniela Amaral. Após o parto, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) chegou ao local. Por isso, a equipa acabou por avaliar e encaminhar a mãe e a menina para o Hospital Amadora/Sintra (Fernando da Fonseca).

“Foi uma sensação única”, descreveu ao Olhares de Carnaxide e Queijas a subchefe dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora, Carla Palma. A bombeira acrescenta ainda que esta foi a primeira vez que tal aconteceu no quartel dos Bombeiros de Linda-a-Pastora. Contudo, e recentemente, “há cerca de um ano ou dois”, a corporação realizou um parto dentro de uma das suas ambulâncias, em plena A5, a caminho do Hospital de Cascais.

“Nunca tinha feito um parto até agora”, disse Carla Palma, sublinhando que o sucesso do parto foi possível graças ao “trabalho de equipa” dos envolvidos. Por fim, a subchefe dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora reforça que os operacionais “estão em constante formação” para este tipo de ocorrências. Por outro lado, o quartel dispõe ainda de um kit de apoio à realização de partos, e que se mostrou útil nesta sexta-feira.

Fotos:Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora

Quer comentar a notícia que leu?