BIBLIOTECAS DE ALCÂNTARA, MARVILA, ORLANDO RIBEIRO E PALÁCIO GALVEIAS OFERECEM PROGRAMAÇÃO DE VERÃO

Todas as quintas e sextas até às 22h, e entre os dias 21 julho a 16 setembro, as Bibliotecas de Alcântara, Marvila, Orlando Ribeiro e Palácio Galveias vão oferecer uma programação com música, conversas, cinema, jogos, histórias contadas e espaços de convívio, destinados a toda a família.

As iniciativas decorrem todas as quintas-feiras, entre as 18h00 e as 22h00. No mês de julho, poderá encontrar, na Biblioteca de Alcântara, já na próxima quinta-feira, dia 21 de julho, o recital de música e poesia ‘Muito mais que Marias’, um exercício de afirmação e homenagem ao feminino, a partir de textos de Adília Lopes e Sylvia Plath e de canções que celebram a mulher.

No dia seguinte, às 20h30, terá lugar uma Noite de Fado, proporcionada pela Associação Cultural O Fado (ACOF), associação sedeada em Marvila, que tem como objetivo principal a promoção, o ensino e a divulgação do fado e de onde saíram nomes como Ana Moura e Raquel Tavares. Na guitarra estará José Manuel de Castro e na viola Hélder Nunes.
Já no dia 28 de julho, às 21h00, haverá uma sessão de Yoga Nidra, através de Meditação Guiada, com Mariana Pacheco. Esta é uma prática que ajuda a melhorar o desempenho cognitivo, os estados de ansiedade e stress, baixa a pressão arterial e equilibra o sistema nervoso.

Os participantes devem fazer inscrição prévia, bib.alcantara@cm-lisboa.pt, e trazer um tapete adequado e, opcionalmente, almofadas e mantas para maior conforto. No dia 29 de julho, sexta-feira, haverá o serão ‘Biblioteca ao luar’, onde os participantes poderão desfrutar da biblioteca e dos livros nos puffs espalhados pelo jardim, no terraço, ou perto da fonte. Quem quiser, poderá trazer almofadas e mantas para maior conforto.
Já na Biblioteca de Marvila, no dia 21 julho, quinta-feira, às 18h30, haverá um serão com jogos de tabuleiro, onde os participantes são organizados em grupos para uma sessão de jogos escolhidos especificamente para o momento, e que vão desde o Cluedo ao Catan, passando pelo Risco. Aqui, todas as regras são explicadas a cada um dos grupos, que ao longo do jogo são orientados por uma equipa dedicada.

Na sexta-feira, dia 22 de julho, às 21h00, haverá uma exposição, intitulada ‘Intimidades’, que percorre imagens deste projeto comunitário, financiado pelo programa Bairros Saudáveis, que incide sobre os bairros, os seus moradores e a sua interação com as várias fases de implementação do projeto. Ao mesmo tempo, será ainda feita ainda uma visita à Horta Híbrida, instalação de arte ecodigital participativa.

No dia 28 julho, quinta-feira, às 18h30, haverá uma oficina escrita criativa sob o tema Viagens Fantásticas, e onde os participantes aprenderão como se estruturam as várias fases de criação de um texto, como se organiza o pensamento criativo, cruzando técnicas com exercícios para trabalhar a expressão escrita e estimular a imaginação.

No final da sessão, dinamizada por Adelaide Bernardo, os textos são lidos no final por todos os participantes, que deverão fazer uma inscrição prévia através do email: bib.marvila@cm-lisboa.pt. No dia seguinte, dia 29 de julho, às 21h00, haverá novamente uma Noite de Fado, proporcionada pela ACOF, sedeada em Marvila.


Na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, haverá histórias e jogos narrativos na quinta-feira, dia 21 de julho. Às 18h30, há histórias para toda a família, onde o público é desafiado a intervir nesta sessão de histórias contadas, que pretende fomentar o gosto pelos livros e criar hábitos de leitura entre crianças e jovens entre os três e os 10 anos. Às 20h00, terá lugar a primeira de três sessões da Oficina de Jogos Narrativos, e que tem como objetivo construir uma história coletiva, uma narrativa escrita em tempo real, que se vai adaptando à medida que se desenrola a interação entre os participantes. A iniciativa é dinamizada pela Publidrama e Gestaside e tem a lotação máxima de 10 participantes, que devem ainda fazer uma inscrição prévia em bib.oribeiro@cm-lisboa.pt.

Na sexta-feira, dia 22 de julho, às 19h00, será apresentado o livro ‘ Tenho uma depressão em casa, o que faço agora?’, da psicóloga Daniela Carvalho, e que reúne histórias e experiências de vida, com pesquisa detalhada de artigos e estudos científicos sobre a depressão, abordando as diferentes relações, emoções, experiências e limitações de quem tem de lidar com esta doença. Já às 20h00, decorrerá a segunda sessão da Oficina de Jogos Narrativos, e que carece que inscrição prévia em bib.oribeiro@cm-lisboa.pt.

No dia 28 julho, quinta-feira, às 19h00, haverá um serão com jogos de tabuleiro, onde os participantes são organizados em grupos para uma sessão de jogos de tabuleiro, que passam pelo Cluedo ao Catan, ou pelo Risco, e onde todos os participantes, ao longo do jogo, serão orientados por uma equipa específica. Às 20h00, haverá a oficina ‘Desenho à noite’, que pretende introduzir ao desenho.

Aqui, o ilustrador e urban sketcher Pedro Loureiro desafia e orienta os participantes a transmitir aquilo que veem para o papel, exercitando o poder de observação e interpretação da realidade. A iniciativa tem entrada livre com lotação máxima de 12 participantes e necessita de inscrição prévia em bib.oribeiro@cm-lisboa.pt.

Na sexta-feira, dia 29 de julho, às 19h00, João Morales e Tiago Salazar, dois autores para quem viagens e aventuras são elementos centrais da existência humana, partilham as suas experiências numa conversa que vai ainda abordar as suas obras, que retratam diferentes mundos e realidades. Às 20h00, será a vez da última sessão da Oficina de Jogos Narrativos.

Na Biblioteca Palácio Galveias, no Campo Pequeno, na próxima quinta-feira, dia 21 de julho, às 18h30, será apresentado o livro ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, das autoras Tânia Oliveira e Tânia Marques, que apresentam uma coleção de três livros que aborda temas como o ambiente, a biodiversidade, os recursos naturais, a educação, as energias renováveis, a produção e o consumo sustentáveis.
Ás 21h00, João Pedro Santos (Clarinete), Felipe Fontenelle (Guitarra) e Ciro Lee (Percussão), trazem um momento musical intimista que leva a plateia numa viagem por clássicos intemporais e êxitos contemporâneos. No dia seguinte, às 18h30, haverá Histórias para toda a família, onde o público é desafiado a intervir nesta sessão de histórias contadas, destinada a crianças entre os três e os 10 anos. Às 20h45, o Coro LGBTI dá um concerto no Jardim, com temas nacionais e internacionais, com mensagens que inspiram a uma sociedade mais inclusiva, igualitária e divertida.

Pelas 21h15, o Jardim do Palácio Galveias recebe a conversa ‘Tudo o resto é paisagem?’, onde os bloggers Helder Gomes (Dia de Reflexão) e Carmen Garcia (A Mãe Imperfeita), abordam a desigualdade territorial num país que avança a velocidades diferentes, entre litoral e interior.

Já no dia 28 de julho, quinta-feira, às 18h30, há novamente Histórias para toda a família, e pelas 21h30, será exibido o filme Florbela, de Vicente Alves do Ó, e com os atores Dalila Carmo, Albano Jerónimo e Ivo Canelas. No final, segue-se uma conversa com o realizador sobre a obra, que se inspira em factos verídicos e homenageia Florbela Espanca, uma mulher incomum e fora do seu tempo e uma das poetisas portuguesas mais relevantes do séc. XX.

Na sexta-feira, dia 29 de julho, às 19h00, há um serão com jogos de tabuleiro, escolhidos especificamente para o momento, e onde cada grupo receberá orientação de equipa dedicada para o efeito. Às 20h45, há uma sessão de poesia no Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, intitulada ‘Slam nas Bibliotecas’, e a qual estará aberta a um número máximo de oito participantes, que deverão trazer três textos de autoria própria.

Cada intervenção tem duração máxima de três minutos e não são permitidos quaisquer adereços, acessórios ou acompanhamento musical. Como prémio, no final das três rondas, há a oferta de livros selecionados exclusivamente pela Biblioteca para os participantes mais votados pelo público. Para participar na iniciativa, os interessados deverão fazer a sua inscrição prévia, com nome e contacto, com o título “Slam na Biblioteca”, para portugalslam@gmail.com.

Todas as iniciativas são gratuitas e estão sujeitas à lotação dos respetivos espaços. Para mais informações, contacte as Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Quer comentar a notícia que leu?