MOBILIDADE | BICICLETAS GIRA COM 18.500 UTENTES

0

A rede GIRA Bicicletas de Lisboa acaba de realizar a sua viagem 1 milhão, passado pouco mais de um ano depois de ter sido implementada pela EMEL nas ruas da cidade, tendo neste momento mais de 18.500 utilizadores com passes anuais.
Todos os dias centenas de bicicletas da GIRA circulam pelas ruas de Lisboa, alterando e mudando alguns hábitos dos lisboetas e, ao mesmo tempo, ajudando a manter o ambiente.

Estes novos meios de mobilidade, suaves e ativos, foram introduzidos pela EMEL, em junho de 2017, em resdposta a um desafio da Câmara Municipal de Lisboa para a criação de uma rede de bicicletas, na sua maioria elétricas. Este projeto fez parte de todo um repensar da mobilidade na cidade, para a tornar mais sustentável social, ambiental e economicamente, estando integrado numa pedagogia da partilha, que pretende mudar mentalidades e sensibilizar as pessoas para a necessidade de reduzir os 370 mil carros que todos os dias entram na capital.

A EMEL acredita que a rede GIRA poder dar um «importante contributo ao trabalho que tem vindo a desenvolver para tornar a cidade mais organizada e segura para os cidadãos», reafirmando a sua preocupação em ajudar a transformar «Lisboa numa cidade mais acessível e inclusiva, mitigando os efeitos das alterações climáticas e promovendo os meios de mobilidade alternativos ao veículo automóvel particular».

Não se pode omitir que a «EMEL tem como missão a gestão da mobilidade e do estacionamento em Lisboa, através da gestão e fiscalização de lugares na via pública, de parques e de Bairros Históricos», numa perspectiva de melhoria da mobilidade urbana, garantindo mais bem-estar e segurança à população, através do desenvolvimento de ações de sensibilização e da introdução de soluções inovadoras de mobilidade e gestão do estacionamento, que contribuam para uma maior sustentabilidade ambiental.[ninja_form id=]

Escreva aqui o seu comentário...