Bombeiros de Camarate realizaram parto no Eixo Norte-Sul

Na semana passada, os Bombeiros de Camarate e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Santa Maria foram acionados para uma mulher em trabalho de parto na freguesia de Santa Clara, já no concelho de Lisboa. No caminho para o hospital, durante o trajeto no Eixo Norte-Sul, os operacionais foram surpreendidos com o nascimento do pequeno Marcos.

Sem que nada que fizesse prever a situação, os Bombeiros de Camarate, juntamente com a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Santa Maria, acabaram por realizar um parto dentro da ambulância, em pleno Eixo Norte-Sul. A equipa foi acionada, na última semana, para uma situação de uma mulher que estava em trabalho de parto, na freguesia de Santa Clara, no concelho de Lisboa, sendo que, após avaliação e estabilização da grávida, a equipa médica decidiu encaminhá-la até ao hospital Amadora-Sintra.

No entanto, durante o trajeto pelo Eixo Norte-Sul, o pequeno Marcos decidiu fazer a sua entrada no mundo. O parto ocorreu dentro da ambulância, tendo sido realizado com sucesso pelas equipas presentes, que após o sucedido, encaminhou a mãe e o recém-nascido para o hospital Amadora-Sintra para observação e cuidados de rotina.

Curiosamente, já não é a primeira vez que a corporação de Camarate auxilia em situações semelhantes. No final de 2023, os Bombeiros Voluntários de Camarate auxiliaram uma mulher que entrou em trabalho de parto em casa, no Lumiar. Nesta situação, a mulher concluiu que não chegaria a tempo a uma unidade hospitalar e decidiu pedir auxílio, contactando o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), que, por sua vez, acionou os Bombeiros de Camarate.

Durante a ligação, a grávida explicou que o trabalho de parto já estava num estado avançado, pelo que bebé acabou por nascer às 23h35, sendo que, dois minutos depois, às 23h37, os bombeiros chegaram ao local e cortaram o cordão umbilical, encaminhando depois a mãe e o recém-nascido para a unidade hospitalar. Também em 2022, duas bombeiras da mesma corporação, Ana Rocha e Ana Gonçalves, presenciaram e ajudaram num parto que ocorreu em casa.

Quer comentar a notícia que leu?