A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) vai promover, esta quinta-feira, dia 29 de junho, um debate no Palácio Anjos, em Algés, sobre o projeto ‘Portas de Algés’. O encontro tem início às 18h00 e pretende apresentar as obras em curso para aquela localidade.
Ao mesmo tempo, com o projeto ‘Portas de Algés’, pretende-se fazer desta
localidade uma referência urbana. Assim, a autarquia irá apresentar à população todas as iniciativas em curso. Por sua vez, estas são contributos essenciais para o futuro das
Portas de Algés.
As intervenções relacionam-se com as infraestruturas públicas rodoviárias, transportes, mobilidade suave e reformulação da ribeira. Por outro lado, esta discussão pública vai juntar também o executivo da CMO, técnicos e especialistas. O objetivo deste encontro será ainda apresentar as conclusões da reflexão dedicada às ‘Portas de Algés’, explica a autarquia em comunicado.
Este debate começou em janeiro de 2020, onde especialistas como arquitetos, urbanistas, professores, políticos, entre outros, se reuniram para trocar ideias e pontos de vista. Por fim, após o encontro, concluiu-se que a abordagem para o projeto teria de estar centrada numa estratégia de multifuncionalidade e sustentabilidade.
De seguida, em maio de 2021, procedeu-se a uma consulta pública sobre o projeto. Desta, foram recolhidos 40 contributos válidos sobre o tema, maioritariamente relacionados com
zonas verdes e estacionamento.
A estas iniciativas, junta-se ainda a estratégia da CMO em criar em Algés uma zona de centralidade e de referência urbanística. Por isso, a edilidade já começou a criar projetos que vão integrar as ‘Portas de Algés’. Destas ideias, destacam-se a regularização e renaturalização da Ribeira de Algés, o reordenamento viário da Avenida dos Bombeiros Voluntários, e ainda as novas soluções de mobilidade suave.
Estas dizem respeito à Linha Intermodal Sustentável (LIOS), Autocarro de
Transporte Rápido (BRT) e ainda às intervenções na Baixa comercial de Algés.