CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO VULNERÁVEL É LANÇADA HOJE

0

A ação será realizada entre os dias 9 e 13 de novembro, em diversos equipamentos sociais do município, assim como em unidades móveis por outros territórios da cidade. Espera-se que cerca de 700 pessoas sejam vacinadas.

A campanha de vacinação contra a Gripe Sazonal, destinada à população em estado de vulnerabilidade social, será lançada hoje, às 14h, no Pavilhão Casal Vistoso em Areeiro. Estarão presentes o Vereador Manuel Grilo e o Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), Luís Pisco.

A iniciativa insere-se no Plano Municipal para as pessoas em situação de sem-abrigo 2019-2023, que teve sua implementação acelerada no contexto pandémico atual. Até agora, já foram executadas 57% das medidas, sobretudo no tocante à garantia de habitação.

Embora a população abrangida seja assistida pelas instituições que a acompanham, seu contacto com os cuidados de saúde é menos frequente. Assim, o acesso à vacinação nos locais onde se encontram é fundamental para a proteção dessas pessoas. De acordo com o Vereador Manuel Grilo, a campanha vai se dirigir, inicialmente, aos centros de acolhimento, mas não só: “Posteriormente, os profissionais também vão à procura das pessoas que estão a dormir na rua, com unidades móveis que andarão pela cidade para vacinar essa população”.

Campanha de 2019

Ainda segundo o Vereador, a campanha do ano passado obteve “elevado sucesso, tendo em atenção que se conseguiu vacinar praticamente todas as pessoas em situação de sem-abrigo que estavam registradas, ou seja, aquelas que estão nos centros de acolhimento da Câmara Municipal de Lisboa, e aquelas que estão em situação de rua.”. No total, foram administradas 675 vacinas.





Neste ano, a Câmara Municipal de Lisboa espera que a ação seja, igualmente, um bom exemplo de boas práticas de saúde pública e cidadania.

Campanha para pessoas idosas

Em outubro, decorreu a vacinação para o grupo populacional acima dos 65 anos de idade. A Câmara de Lisboa e o Ministério da Saúde montaram um dispositivo para garantir vacinas a todos os munícipes idosos. Segundo o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, o objetivo da campanha do mês passado foi acelerar a capacidade de vacinação, no contexto da COVID-19, para evitar “confusão de sintomas e até o acúmulo de problemas clínicos.”.

O dispositivo, montado pela cidade de Lisboa, mobilizou todas as juntas de freguesias, as corporações dos bombeiros voluntários, os serviços e equipamentos da Câmara Municipal. O objetivo foi assegurar a vacinação dos cerca de 165 mil idosos contra a gripe.

Escreva aqui o seu comentário...