CARLA TAVARES ELEITA PRESIDENTE DA AML

Carla Tavares sucede a Medina na presidência do Conselho Metropolitano de Lisboa. Enquanto, os presidentes da Câmara Municipal de Mafra e da Câmara Municipal do Barreiro foram eleitos como vice-presidentes. A presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares, foi hoje eleita presidente, durante a primeira reunião deste órgão deliberativo da Área Metropolitana de Lisboa (AML) após a realização das eleições autárquicas de setembro.

Carla Tavares (PS), presidente da Câmara Municipal da Amadora, foi eleita esta quinta-feira a nova presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa (CML), no decorrer da primeira reunião ordinária do mandato 2021-2025, revela a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em comunicado. Antes, o cargo era ocupado por Fernando Medina, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Na reunião, realizada de forma presencial, foram eleitos como vice-presidentes para o mandato 2021-2025 o presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva (PSD), e o presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa (PS).

Os autarcas aprovaram também a lista ordenada dos candidatos a membros da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa, tendo proposto a recondução de Carlos Humberto de Carvalho (CDU) como primeiro-secretário metropolitano.

A lista aprovada indica ainda Irene Veloso, Filipe Ferreira, Emanuel Costa e Carla Lopes como os quatro secretários metropolitanos.

Os nomes propostos para a Comissão Executiva Metropolitana irão agora ser votados em reuniões extraordinárias das assembleias municipais dos 18 municípios da AML, «que deverão ser realizadas, obrigatoriamente, em simultâneo, no dia 22 de novembro, entre as 19:00 e as 21:00», revelou, numa nota, a AML.

O Conselho Metropolitano é o órgão deliberativo da AML, constituído pelos presidentes das câmaras municipais dos 18 municípios que integram a área metropolitana. Fazem parte da Área Metropolitana de Lisboa os municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.


 

Quer comentar a notícia que leu?