CARNAXIDE E QUEIJAS CELEBROU O SÃO MARTINHO

A União das Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) celebrou o São Martinho esta sexta-feira, dia 11 de novembro, com a oferta de castanhas à população em Queijas e em Carnaxide. Neste fim-de-semana, houve ainda iniciativas de São Martinho em Oeiras.

A iniciativa de São Martinho realizou-se da parte da manhã em Queijas, na Praça Central, e foram vários os fregueses que aproveitaram a iniciativa e se deliciaram com as castanhas, como testemunhou o Olhares de Carnaxide e Queijas. A grande parte dos cidadãos ouvidos parabenizou a iniciativa e só lamentaram o facto de ser apenas da parte da manhã. O presidente da UFCQ, Inigo Pereira, esteve presentes nos dois magustos, onde teve a oportunidade de contactar com os cidadãos.

“A nossa população gosta de participar neste género de iniciativas e ficam sempre agradadas com estas ofertas”. Depois de Queijas, o magusto seguiu para o Centro Cívico de Carnaxide na parte da tarde. “É um carinho que damos às pessoas”, acrescentou o presidente da UFCQ. Para além do Magusto, houve ainda um Baile Sénior, no Auditório da Paróquia de Carnaxide e que contou com o apoio da UFCQ e da Câmara de Oeiras. Por outro lado, a UFCQ irá realizar, até ao final do ano, mais “passeios sénior” e ainda uma “iniciativa de Natal em dezembro, no âmbito do projeto ‘Um Brinquedo, Um Sorriso”.

Celebrar o São Martinho

Ainda sobre o magusto desta sexta, Inigo Pereira sublinhou que este “não é para concorrer com o da Câmara Municipal de Oeiras”. De acordo com o presidente da UFCQ, esta iniciativa surgiu em 2018 como forma de proporcionar um magusto à população de Carnaxide e Queijas. “Verificámos que havia pessoas com alguma dificuldade em ir para Oeiras ou para Algés, e decidimos fazer um pequeno apontamento”, prosseguiu Inigo Pereira. Para esta iniciativa, a UFCQ comprou cerca de 200 quilos de castanhas, 100 para Queijas e 100 para Carnaxide.

Em Queijas, foram consumidos cerca de 50 quilos. “Acho que é uma iniciativa muito boa, as pessoas precisam de sair de casa”, contou ao Olhares de Carnaxide e Queijas Ana Margarida, enquanto esperava pelas castanhas. Contudo, apesar de parabenizar esta ação da UFCQ, esta freguesa considera que ainda são necessárias mais atividades culturais em Carnaxide. “Vamos fazer o Queijas Market, no dia 2 de dezembro, e o Carnaxide Market, nos dias 18 e 25 de novembro”, acrescentou Ana Margarida, explicando que esta iniciativa terá lugar nos dois mercados, para dinamizar estes espaços.

Moradores pedem mais iniciativas

“Temos muitos artesãos aqui na freguesia e serve também para as pessoas não irem para os centros comerciais”, reforçou. Já Fátima Silva soube do magusto da UFCQ através das redes sociais e decidiu comparecer no Centro Cívico na tarde desta sexta. “Fazem sempre falta este tipo de ações”, disse. Por sua vez, António Churro descobriu a iniciativa por ter passado pelo Centro Cívico. “Fui dar uma caminhada e vi aqui as pessoas”, lamentou este residente, que pede que as iniciativas da UFCQ não sejam divulgadas apenas nos meios digitais. “Os placards que estão à entrada do Centro Cívico podiam ter estas informações e não têm”, sustenta.

Sobre as iniciativas promovidas pela UFCQ, este morador confessa que estas “são imprescindíveis”, sobretudo para “promover a coesão social”. Também Leandro Roxo soube da iniciativa por estar de passagem no Centro Cívico. “A UFCQ deve fazer aquilo que vai ao encontro dos fregueses”, considera este residente em Carnaxide, defendendo a existência de mais iniciativas que promovam ” confraternização entre as pessoas”.

Oeiras também celebrou o São Martinho

Neste fim-de-semana, dias 12 e 13 de novembro, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) também celebrou o São Martinho. Para isso, ofereceu, no sábado, castanhas em Oeiras, e no domingo, em Algés. Ao todo, deu à população 10 toneladas de castanhas, acompanhadas com o vinho de Carcavelos ‘Villa Oeiras’.

Esta iniciativa decorreu no Largo 5 de Outubro (Oeiras), e no Palácio Anjos (Algés). Contudo, para além do São Martinho, a autarquia inaugurou ainda as luzes de Natal, em todo o concelho. Esta já é uma tradição em Oeiras, e que leva a magia do Natal a todas as freguesias. As iluminações estarão a funcionar até dia 7 de janeiro, entre as 17h30 e as 1h00, e recorrem à tecnologia LED.

Isaltino Morais, presidente da CMO, salientou, no seu discurso, a necessidade de se criarem “condições de qualidade de vida e criar pontos de encontro para as pessoas. As luzes apelam ao espírito do Natal. Todos desejamos a paz no mundo, no nosso país, na nossa família, disse o autarca de Oeiras, convidando a população a sair de casa para ver as iluminações.

‘Natal no Palácio Encantado’ regressa a Oeiras

Já em dezembro, a autarquia irá promover a iniciativa ‘Natal no Palácio Encantado’, no Palácio Marquês de Pombal, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro. Este evento, recorde-se, foi cancelado em 2022 devido às intempéries que assolaram o concelho naquela altura. Durante três dias, os mais novos terão a oportunidade de experimentar a pista de gelo, os insufláveis, o comboio infantil, entre outros divertimentos.

Haverá também um espaço de gastronomia e venda de artesanato de Natal, bem como atividades musicais, contos de Natal, dança, entre outros. Segundo a CMO, este é um evento que atrai visitantes de todas as idades e de vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa”. Por fim, ‘Natal no Palácio Encantado’ terá ainda várias atividades relacionadas com os brinquedos de diferentes épocas, de forma a preservar as memórias e costumes de tempos antigos e atuais.

Por fim, Isaltino Morais aproveitou ainda o seu discurso para incentivar a população a estar presente nestas atividades. “Temos uma grande comunidade e somos um grande concelho”, concluiu o autarca.

Quer comentar a notícia que leu?