Outubro é mês de celebrar o padroeiro de Carnaxide, São Romão, com a efeméride a ser assinalada pela União das Freguesias de Carnaxide e Queijas com as tradicionais Festas de Carnaxide, de 4 a 13 de outubro. Hoje, o dia é dedicado às celebrações religiosas. Espetáculos de música e dança, exposições, demonstrações desportivas, caminhadas e visitas ao património histórico da freguesia, mostra de folclore, a par da feira realizada no Jardim do Centro Cívico, tudo isto e mais fez parte da programação das festas em honra de São Romão, que, durante 10 dias, vão animar Carnaxide,

O verão pode ter acabado, mas há ainda muito para fazer e espetáculos para ver em Carnaxide, para onde estão programados concertos, folclore, fado e muito mais. Mas, hoje o dia, começou às 11H30 com missa em honra do padroeiro São Romão, na Igreja de Nossa Senhora do Amparo. À tarde, por volta das 17 H é a vez do músico Edmundo Vieira subir ao palco instalado no Centro Cívico de Carnaxide.

De facto, até ao próximo domingo, o ponto de encontro é no Centro Cívico de Carnaxide. É aqui que se pode reunir com os amigos e família para aproveitar todas atividades marcadas.

Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, faz questão de realçar a vertente cultural destas festas, lembrando que a maioria dos intervenientes são oriundos de Carnaxide.

Na sexta-feira, após a abertura, as festas ficaram marcadas pela Noite de Dança com o Clube de Carnaxide Cultura e Desporto e Estúdio de Dança de Carnaxide.

Ontem, 5 de outubro, a estrela da noite é foi Laíns. A cantora portuguesa ligada ao fado deu um grande espetáculo, acompanhada pela Orquestra da Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide, a partir das 22 horas.

E na próxima quinta-feira, 10 de outubro, há noite de fados no Centro Social e Paroquial S. Romão de Carnaxide, a partir das 20 horas. A sexta-feira é dedicada ao humor com um espetáculo de Serafim às 21h30 e às 22h30 começa o serão com música dos anos 80/90, a cargo de DJ Paulo Fragoso da RFM.

No sábado, dia 12 de outubro, pode assistir ao desfile de motas com o Grupo Motard “Os Lobos de Carnaxide”, pelas ruas a partir das 15 horas. À noite há espetáculo com Stone Bones & Bad Spagheti.

No último dia das Festas de Carnaxide, 13 de outubro, a tarde vai ser de folclore a tocar a partir das 15h30 com o Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega (Carnaxide — Alto Minho Interior); o Grupo Folclórico de Santa Cruz de Vila Meã (Amarante — Entre Douro e Minho); o Rancho Folclórico do Bairro de Santarém — Graínho e Fontainhas (Santarém — Ribatejo), e o Rancho Típico da Amorosa (Leça da Palmeira — Douro Litoral Norte).

Durante as festas haverá Feira no Jardim do Centro Cívico. Sexta-feira e sábado das 15 horas à uma da manhã e durante os dias de semana até à meia-noite.

Descarregue e leia a edição de outubro | Olhares de Carnaxide e Queijas nº 2

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.