A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro, a Carris Metropolitana vai contar com cinco novas linhas nos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra, reforçando assim as ligações a Lisboa, que, a partir do dia 30 de janeiro, terá novamente o terminal do Areeiro a funcionar.
Desta forma, e no concelho de Almada, a Carris Metropolitana vai estrear as linhas 3705, que estabelece a ligação entre a Charneca da Caparica e o terminal de Sete Rios, em Lisboa; e 3006, que circula pela Aroeira. Em comunicado, a empresa explica que este reforço tem como objetivo garantir à população um novo serviço de transportes de proximidade.
Também em Almada, haverá, pela primeira vez, uma ligação direta entre este concelho e Algés, através da linha 3701. Por sua vez, a carreira 3001, que liga Almada (Cristo Rei) e o Terminal de Cacilhas, passará a contar com mais 20 circulações diárias.
Já no Seixal, vai entrar em operação a linha 3505, entre Paio Pires (Farinheiras) e o Terminal de Cacilhas, num percurso semelhante ao serviço da antiga carreira 108, com horários sobretudo nas horas de ponta, de forma a garantir a articulação com o barco. Sesimbra também recebe uma nova linha, a 3540, que irá garantir a ligação direta de Alfarim e do Meco para a estação de Coina.
Para além das novas linhas, também o terminal do Areeiro, em Lisboa, entrará novamente em funcionamento, a partir do dia 30 de janeiro, segunda-feira. A partir dessa data, as linhas 3710 e 3703, que têm os seus terminais, respetivamente, na Costa da Caparica e no Parque Urbano de Almada, passam a iniciar e terminar o seu percurso no Areeiro, deixando de utilizar o terminal de Sete Rios.