Face aos dias quentes que se têm feito sentir nos últimos dias e que deverão manter-se nos próximos tempos, a Câmara Municipal de Cascais vai abrir a Época Balnear 2023 a 1 de maio, segunda-feira, e que vai durar até 15 de outubro.
No entanto, esta sexta-feira, dia 28 de abril, irá garantir a vigilância em nove praias do concelho. A cerimónia da abertura da época balnear está marcado para as 10h00, na Praia do Tamariz, no Estoril. Esta iniciativa vai ainda contar com as várias entidades do Dispositivo Municipal de Sensibilização e Fiscalização da Época Balnear de Cascais.
As praias que vão ter nadador salvador a partir de 1 maio são as praias de Avencas e Cresmina, sendo que as restantes terão vigilante já a partir de amanhã. Em comunicado, a autarquia cascalense explica que, de todas as 11 praias balneares de Cascais, seis têm vigilância com nadadores salvadores durante todo o ano.
Por sua vez, estas dizem respeito às praias da Conceição, Duquesa, Moitas, São Pedro do Estoril, Parede e Carcavelos. No total, a partir de 1 de maio, e até 15 de outubro, as 11 praias balneares do concelho vão contar com mais de 54 nadadores salvadores, grande parte oriunda da Associação Brave Heart. Contudo, o concelho conta ainda com vários meios disponíveis para dar resposta em caso de emergência.
Desta forma, conta com equipamento como desfibrilhadores automáticos externos, planos rígidos de emergência e comunicações VHF para todos os Nadadores Salvadores. Ao mesmo tempo, estes profissionais têm ainda ao seu dispor duas moto 4, equipadas para assistência a banhistas, entre outros meios.
Por outro lado, a Estação Salva-Vidas de Cascais também continua a funcionar 24 horas por dia e conta com nove tripulantes. Já a Polícia Marítima de Cascais terá 18 elementos no terreno. Estes agentes contam com três viaturas TT, uma Moto 4×4, uma embarcação e uma moto de água, para assistência aos banhistas.
Já no âmbito do projeto SeaWatch, Cascais conta com o apoio de duas viaturas TTAMAROK e quatro militares nadadores salvadores. Estes operacionais têm a seu cargo a vigilância das praias não vigiadas. Ao mesmo tempo, o projeto Praia Segura também está de volta ao concelho. Esta iniciativa conta com militares da Marinha portuguesa, que vai realizar a vigilância apeada das zonas costeiras. A Época Balnear de Cascais conta também com o apoio da GNR, PSP e Polícia Municipal.
Cascais espera mais banhistas este ano devido à JMJ
Também estão de volta a Cascais os programas Bandeira Azul, Voluntários Maré Viva e Praia Acessível, Praia para Todos. Estas iniciativas irão estar presentes nas praias de Carcavelos, Poça, Tamariz, Moitas e Conceição. Desta forma, pretende-se disponibilizar zonas de sombra exclusivas a pessoas com deficiência e seus acompanhantes, e ainda cadeiras de transporte de criança no areal. Ao mesmo tempo, a iniciativa terá também disponíveis painéis de praia com recurso a áudio-guia (acessível através de QrCode) e folhetos informativos em braile.
Na mesma nota, a Câmara de Cascais explica que, este ano, espera mais banhistas nas suas praias, devido à realização da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Lisboa, em agosto.
“O grande desafio que nos espera este ano é a JMJ, com 60 a 70 mil jovens a dormir em Cascais e a passar aqui as manhãs e tardes quando não houver programa em Lisboa,” salientou Carlos Carreiras, presidente da autarquia. Por isso, o concelho está a preparar-se para receber quase 200 mil jovens nas suas praias.
Desta forma, a Câmara de Cascais já está a preparar um reforço das equipas no terreno, reforçando o número de nadadores salvadores, vigilância e limpeza, entre os dias 24 de julho a 6 de agosto.