CASCAIS VAI CELEBRAR A SEMANA DO MUNICÍPIO

CASCAIS VAI CELEBRAR A SEMANA DO MUNICÍPIO

Entre os dias 6 e 13 de junho, a Câmara Municipal de Cascais vai assinalar a Semana do Município. O objetivo é celebrar os 659 anos sobre a elevação de Cascais a Vila (7 de junho).

Algumas das iniciativas desta Semana do Município incluem o Arraial e Procissão de Santo António, bem como concertos e Santos Populares. Por sua vez, haverá ainda as tradicionais Marchas Populares, no dia 10 de junho e a Procissão de Santo António no dia 13. Este evento terá também os concertos de Ágata, no dia 11; de Emanuel, no dia seguinte, e ainda dos cascalenses Ténis Bar, no dia 9 de junho.

Já no feriado municipal, dia 13 de junho, a autarquia irá atribuir medalhas de Mérito Municipal, na Cidadela de Cascais. Esta Semana do Município realiza-se numa altura em que haverá três feriados (8, 10 e 13 de junho) e tem início no dia 9 de junho, às 18h00. Ao mesmo tempo, está preparado para receber centenas de pessoas com toda a segurança. A festa decorre até dia 12 de junho, funcionando entre as 12h00 e as 01h00.

O arraial desta Semana do Município irá contar com os tradicionais caracóis, sardinhas e febras. Ao mesmo tempo, é organizado pela Jovem Cascais, em parceria com as associações juvenis do concelho. As verbas angariadas revertem para estas entidades. No entanto, para quem não gosta destes petiscos, poderá sempre aproveitar a oferta dos conceitos de streetfood presentes no evento.

Marchas Populares e Procissão

No dia 10 de junho, sábado, o Movimento Cultural e Associativo do Concelho volta a trazer as tão aguardadas Marchas Populares ao concelho de Cascais. No total, serão 19 grupos de 16 entidades diferentes que irão desfilar entre a Praça 5 de Outubro e o Hipódromo. Deste grupo, 16 são marchas de adultos e três infantis. O tema dominante é “Jardins e Flores de Cascais”.

Por outro lado, a tradicional Procissão em Honra de Santo António, padroeiro do concelho, será retomada, no dia 13 de junho, às 15h00. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, a Paróquia de Cascais e a Associação Napoleónica Portuguesa. Este cortejo será precedido pela bênção da imagem do Santo, junto à Cidadela de Cascais.

Foi aqui onde se aquartelou o Regimento de Infantaria N.º 19 que, nas batalhas da Guerra Peninsular (1807-1814), fazia seguir à frente das tropas, montada numa mula branca. Em simultâneo, esta procissão irá contar com guarda de honra de militares trajados com uniformes do século XIX, e ainda com os militares do Regimento de Cascais.

Por fim, o percurso irá passar por algumas das ruas mais antigas da vila, e terminará na Igreja Matriz, onde a imagem ficará exposta para veneração. Pode ainda consultar o programa da Semana do Município no site da Câmara de Cascais.


 

Quer comentar a notícia que leu?