O executivo da Câmara Municipal de Loures (CML) aprovou, na última semana, em reunião camarária, a adjudicação da empreitada para as obras de reabilitação da Escola Básica Gaspar Correia e o lançamento do concurso público para a reabilitação da Escola Básica Maria Veleda, no valor global de 14,7 milhões de euros.
Em reunião camarária, o executivo da Câmara Municipal de Loures (CML) aprovou o início das obras de reabilitação da Escola Básica Gaspar Correia, na Portela, cuja intervenção custa 7,36 milhões de euros, e deverá começar no primeiro trimestre de 2025 e a sua conclusão no segundo trimestre de 2026. Já a segunda intervenção aprovada, na Escola Básica Maria Veleda, em Santo António dos Cavaleiros, tem um investimento previsto de 7,33 milhões de euros, e um prazo de execução de 375 dias.
Executivo aprovou obras no espaço público
Igualmente, na mesma reunião, o executivo camarário também aprovou o lançamento do concurso para a requalificação do Parque Adão Barata, em Loures, com intervenções nos espaços de jogos e recreio e a renaturalização do lago. Com um investimento de 670 mil euros, o início das obras deverá ocorrer ainda este ano e o prazo de execução é de seis meses. Também na melhoria do espaço público, nomeadamente da segurança pedonal e rodoviária no concelho, a Câmara Municipal deliberou adjudicar intervenções em diversos locais do concelho, no montante de 742 mil euros.
O executivo adjudicou ainda as obras de urbanização da Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI), no Bairro da Portela da Azóia, no valor de 541 mil euros e um prazo de execução de 120 dias. Por outro lado, no âmbito do apoio ao associativismo, foi aprovado o Regulamento do Programa MAIS Loures – Apoio Municipal ao Movimento Associativo e Instituições Sociais. Já no âmbito do PRR, foi aprovado o contrato-programa com a Associação Beneficente de Ajuda, que contempla a cedência de terreno e uma comparticipação municipal de 310 mil euros para a construção de um equipamento social com valências de centro de dia (40 vagas), serviço de apoio domiciliário (40 vagas) e creche (84 vagas).