CONCERTOS SOLIDÁROS DE NATAL EM LISBOA

0

O Coliseu de Lisboa acolhe em dezembro uma homenagem à cantora cabo-verdiana Cesária Évora, no âmbito do programa Natal em Lisboa, que inclui espetáculos de Rão Kyao, Teresa Salgueiro e Gospel Collective. Iniciativa da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), o programa de Natal tem, este ano, uma programação eclética: do cancioneiro tradicional português às mornas cabo-verdianas

Num período em que ainda estamos a recuperar e a retomar a normalidade Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) da Câmara Municipal de Lisboa apresentou hoje o seu programa Natal em Lisboa, a decorrer entre 4 a 19 de dezembro. Desta forma, depois das luzes e dos mercados natalícios, Lisboa prepara-se para receber finalmente os habituais concertos, durante todo o mês de dezembro, promovidos pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

Com entrada livre – mas limitada à lotação de cada espaço, sendo exigido o levantamento de bilhetes em cada local no dia do espetáculo, este ano, a oferta é eclética: do cancioneiro tradicional português às mornas cabo-verdianas, numa homenagem única a Cesária Évora. A programação mantém-se de entrada livre, mas este ano haverá, em alguns dos concertos, recolha de alimentos a favor da União Audiovisual.

A diversidade musical e cultural do Gospel Collective – grupo sediado em Lisboa e composto por cerca de 50 vozes – dá início à programação com espirituais negros e hinos natalícios. Um espetáculo emotivo que terá lugar dia 4, às 21h, na Igreja de Nossa Senhora da Graça.

A programação passa também pela icónica Igreja do Sagrado Coração de Jesus (dia 11), obra dos arquitetos Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira, com um repertório de compositores portugueses e italianos barrocos, interpretado por diferentes gerações do Coro de Câmara Lisboa Cantat e uma orquestra especialmente criada para esta ocasião, dirigida pelo maestro Cesário Costa.

A EGEAC destaca, ainda, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (dia 17), Os Vilancicos de Natal do Mundo Ibérico e as vozes do Ensemble Dan Luz Al Sol, com obras populares na Península Ibérica e nas suas colónias nos séculos XVI e XVII.




«Neste Natal em Lisboa juntamo-nos de novo à Comunidade Hindu de Portugal, levando até ao Templo Radha Krishna (dia 18) um concerto de homenagem a Gandhi, interpretado pelo músico Rão Kyao – o artista português escolhido para integrar um projeto mundial evocativo do líder espiritual indiano», informa ainda Empresa municipal.

Da programação prevista o destaque vai ainda para dois concertos «muito especiais»: Sodade – Homenagem a Cesária Évora reúne num palco em forma de arena 12 músicos de diferentes países que acompanharam a artista e seis vozes que a cantaram, como Tito Paris ou Emilio Moret (um dos cantores do icónico grupo cubano Septeto Habanero). No ano em que festejaria 80 anos e no mês em que há 10 anos partiu, Cesária é relembrada neste concerto irrepetível, que terá lugar no dia 10, no Coliseu dos Recreios.

Dia 19, é a vez de Natal Português pela inconfundível voz de Teresa Salgueiro, no Cinema São Jorge, que nos leva para um tempo onde as melodias do passado se misturam com arranjos musicais criados especificamente para a guitarra clássica de José Peixoto, o acordeão de Fábio Palma, o contrabaixo de Sofia Queirós ou as percussões de Rui Lobato. Dois espetáculos solidários em destaque nesta programação, servindo de pontos de recolha para bens alimentares não perecíveis e produtos de higiene a favor da União Audiovisual. Nestes dois concertos, o levantamento de bilhete continua a ser gratuito, mas mediante donativo.

A entrada é livre em todos os eventos, mas limitada à lotação de cada um dos espaços, pelo que é necessário o levantamento prévio de bilhetes em cada local no dia do espetáculo. Todos os eventos estão sujeitos ao cumprimento das normas da DGS em vigor.

Programa em PDF

Mais informação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here