É a vida… O bem maior!… De A. Oliveira Cruz apresentado em Belém

O escritor, educador e fundador do Instituto Piaget de Portugal, António Oliveira Cruz, apresentou na Festa do Livro de Belém, que decorre até domingo no Palácio de Belém, a obra ‘Ergue-te em Hino à Vida’, que pretende trazer uma reflexão sobre a importância da vida. A. Oliveira Cruz, como prefere ser conhecido como autor, começou a escrever poesia aos 13 anos.

‘Ergue-te em Hino à Vida’ é a nova obra do presidente do Instituto Piaget, António Oliveira da Cruz, apresentado no primeiro dia da Festa do Livro de Belém, que decorre até ao próximo domingo, 8 de setembro, no Palácio de Belém, e que pretende trazer, para a praça pública, uma reflexão sobre o direito à vida.

Aclamar e enaltecer a importância sagrada da vida – nomeadamente a Vida Humana – é um Valor que esteve sempre presente na poesia do autor desde o seu primeiro verso. Poder-se-ia mesmo afirmar que todos os poemas que enformam a sua Obra integral comungam deste mesmo princípio.

“Este livro é resultado do enorme esforço que fiz, depois de ter sido aprovada a eutanásia em Portugal”, começou por dizer, ao Olhares de Lisboa, o autor, que ressalva ainda que esta obra integra vários poemas da sua autoria, todos sobre o tema da vida.

80 livros editados

“Dos meus 80 e tal livros escritos sobre a dimensão da vida, decidi fazer um livro com os poemas que estavam mais diretamente relacionados com a vida. Este livro tem cerca de 1200 páginas e tem 2176 poemas”, disse ainda o autor, que assina sobre o nome A. Oliveira da Cruz.

Antes da apresentação, o autor teve ainda a oportunidade de oferecer um exemplar autografado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. “Este é um livro que vai permitir uma reflexão, não só a cada um de nós, mas também aos políticos”, justificou o autor, salientando que quer ainda entregar um exemplar a “todos os deputados na Assembleia da República”. “A vida não é brincadeira nenhuma, é a dimensão mais forte e a mais essencial da espécie humana e do resto da natureza”, considera ainda.

A importância da vida humana

António Oliveira da Cruz é assumidamente contra a eutanásia, porque “nós não somos donos da nossa natureza nem da nossa vida”, e espera que, através deste livro, se sensibilize a população para a necessidade de preservar o direito à vida. Esta antologia poética tem como objetivo aclamar e enaltecer a importância sagrada da vida, nomeadamente da Vida Humana, e foi lançada em maio de 2024.

A obra conta com mil exemplares e pode ser comprada na banca do Instituto Piaget, presente na Festa do Livro de Belém. “Se o lerem de uma ponta a outra, ficam sensibilizados para o resto da vida, porque esta obra mostra porque é que a relação humana com a divindade é tão importante e porque é que, de facto, a defesa e a promoção da humanidade enquanto tal, tem que ser feita”.


Para além desta obra, que é uma compilação dos seus melhores poemas, o presidente do Instituto Piaget tem mais de 40 livros editados, entre os quais os ‘Hai-Cantos’, “uma coisa completamente inovadora em Língua Portuguesa”, e espera, em breve, lançar mais obras, todos com a chancela do Instituto Piaget.

Biografia

O autor nasceu em 1945 no concelho de Viseu. É formado em Filosofia pelo colégio Maior Redentorista, em Valladolid, tendo tirado uma licenciatura em Filosofia na Universidade de Lisboa. Foi Membro Fundador de múltiplas instituições e centros de carácter social e educativo, entre os quais o Instituto Piaget.

No Piaget, é um dos dirigentes do Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar (CIIERT), assim com o Departamento de Altos Estudos e Formação avançada (DAEFA), acumulando com a presidência da Associação Piaget Internacional (AsPI) e diretor da Revista Internacional Aprendizagem e Desenvolvimento, tendo publicado vários artigos Científicos/Pedagógicos e editoriais.

Quer comentar a notícia que leu?