É JÁ ENTRE 20 A 29 DE MAIO QUE AS FESTAS DA ROCHA VOLTAM A LINDA-A-PASTORA

As Festas da Rocha regressam ao santuário após dois anos de interrupção por causa da pandemia. Toy e Ruth Marlene são os grandes nomes do cartaz das Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, que estão de regresso a Linda-a-Pastora entre 20 e 29 de maio e que, como manda a tradição, conta com vários espetáculos a cargo das associações e coletividades da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, assim como um Festival de Folclore.

Os cantores Toy e Ruth Marlene são os cabeças de cartaz das Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, que estão de regresso a Linda-a-Pastora entre 20 e 29 de maio, após dois anos de interrupção. devido à pandemia.

Toy atua logo no primeiro dia de animação no Santuário da Rocha, a 20 de maio, às 21h30, enquanto que Ruth Marlene sobe a palco no dia seguinte, à mesma hora. Iran Costa, a 27 de maio, e Maxi, no dia 28, são os outros convidados entre os artistas principais das festas.

Do programa de animação, destaque ainda para a participação de associações e coletividades da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, como tem sido tradição desde a revitalização destas festividades em 2015.

É o caso do Grupo Coral e Musical “Lupeca”, do Estúdio de Dança de Carnaxide, do Clube de Carnaxide Cultura e Desporto, da orquestra dos Bombeiros de Linda-a-Pastora, dos “Traquinas” do Centro Social e Paroquial de Carnaxide ou dos grupos musicais da Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas.

No último dia das festas irá decorrer um festival de folclore, com a participação de ranchos e grupo folclóricos oriundos de vários pontos do país. Em simultâneo, irá decorrer o programa religioso, com destaque para a missa em honra de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, que vai ser celebrada pelo Cardeal Patriarca Manuel Clemente, e para a procissão. Ambos os eventos se realizam no dia 29 de maio.


Este ano as festas revestem-se de particular importância, assinalando-se os 200 anos do aparecimento numa gruta (1822), perto do Casal da Rocha, de uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição.

As festas tornaram-se um marco em Oeiras a partir do momento em que é inaugurado (setembro de 1893) o santuário da Rocha, e foram, durante muitas décadas, as maiores festividades do concelho.

As Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha são uma organização da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, em parceria com a Irmandade da Senhora da Rocha, que ficará responsável pelo programa religioso. O evento conta com o apoio do Município de Oeiras.

PROGRAMA DE ANIMAÇÃO

20 DE MAIO – 6ª FEIRA

21H30 – TOY

21 DE MAIO – SÁBADO

16H00 – ATUAÇÃO DO GRUPO CORAL E MUSICAL “LUPECA” – AM LUTA PELA CASA

21H30 – RUTH MARLENE

22 DE MAIO – DOMINGO

15H30 – ATUAÇÃO DE CLASSES DE DANÇA DO ESTÚDIO DE DANÇA DE CARNAXIDE

16H30 – ATUAÇÃO DE CLASSES DE DANÇA DO CLUBE DE CARNAXIDE CULTURA E DESPORTO

19H00 – ATUAÇÃO DA ORQUESTRA DOS BOMBEIROS DE LINDA-A-PASTORA

25 DE MAIO – QUARTA-FEIRA

19H30-22H00 – BAILE COM RICARDO SILVA

26 DE MAIO – QUINTA-FEIRA

19H30-22H00 – BAILE COM SHOWMAN

27 DE MAIO – SEXTA-FEIRA

21H30 – IRAN COSTA

28 DE MAIO – SÁBADO

16H00 – ATUAÇÃO DO GRUPO “OS TRAQUINAS” DO CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE CARNAXIDE

17H00 – ATUAÇÃO DO GRUPO CORAL DA USCQAL – IGREJA N.ª SRA. DA ROCHA

17h30 – ATUAÇÃO DO GRUPO DE CAVAQUINHOS DA USCQAL – IGREJA N.ª SRA. DA ROCHA

21H30 – MAXI

29 DE MAIO – DOMINGO

16H30 – Festival de Folclore “Folk´Rocha 2022”:

Rancho Regional de São Salvador de Folgosa – Maia, Douro Litoral Norte

Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores – Mortágua, Beira Alta

Grupo Folclórico e Cultural da Boavista – Portalegre, Alto Alentejo

Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega – Oeiras, Alto Minho Interior

Nota: O programa poderá sofrer alteração por motivos imprevistos.

Quer comentar a notícia que leu?