Setembro vai ser o mês de grandes novidades no mercado de Carnaxide. Novas lojas vão nascer e vai ser criada uma zona de esplanada. Neste momento, estão a ser efectuadas obras no exterior para «embelezar» o espaço.
O mercado municipal de Carnaxide está «apostado» em criar uma nova imagem. Por isso, já estão a decorrer obras de reabilitação e renovação, que passam pela limpeza e pintura dos espaços exteriores, prevendo-se, para setembro, a criação de uma zona de esplanada e a abertura de novas lojas, com novos conceitos de exploração e venda de produtos.
Inigo Pereira, presidente da União de freguesias de Carnaxide e Queijas, salienta que a «dinamização do mercado vai trazer um maior fluxo de clientes a este espaço municipal» e, paralelamente, criar novos «conceitos comerciais para todas as lojas» que, entretanto, já foram alugadas.
A renovação deste espaço tem como objectivo aproximar os consumidores, criando espaços de encontro da comunidade, «piscando um olho» aos mais jovens e recuperando a influência que o comércio tradicional tem vindo a perder para os grandes centros comerciais, invertendo assim a quebra para os produtores tradicionais.
Estes são, no fundo, os grandes objectivos da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas. Segundo Inigo Pereira, existe uma necessidade de «reconciliar o mercado municipal com as pessoas e com o centro de Carnaxide». Essa reconciliação passa por desenvolver o conceito de um mercado «adaptado às novas dinâmicas de mercado, fortalecendo o seu posicionamento no comércio de proximidade e criando novas estratégias de divulgação dos produtos de produção local».
O mercado de Carnaxide, com estas obras, realizadas por administração directa da autarquia, vai, assim, apostar na «nova forma de estar» dos mercados municipais do século XXI.