ÉPOCA BALNEAR EM OEIRAS ARRANCA COM SEMÁFOROS E REFORÇO DA HIGIENE

0

Num dia marcado pela ausência do sol e com temperaturas a rondar os 20 graus, arrancou a época balnear nas seis praias do concelho de Oeiras, com um sistema de semáforos, uma nova reorganização dos areais e um reforço da higienização.

Arrancou ontem, dia 1 de junho, na praia de Santo Amaro, a época balnear em Oeiras com reforço de higienização, equipamentos sanitários, sistema de semáforos e o projeto “Praia Acessível”, para pessoas com mobilidade reduzida, que no ano passado contou com a participação de 870 utentes. Pelo segundo ano consecutivo, Oeiras tem todas as suas praias oficiais (praias da Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias), com Bandeira  Azul.

Segundo Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, este ano há um reforço de higienização e equipamentos sanitários em todas as praias, com um investimento de 900 mil euros, salientando que as expectativas «são boas, uma vez que estas áreas são seguras, cumprem todas as regras e têm conforto».

«Este ano vamos também manter na praia de Santo Amaro o projeto ‘Praia Acessível’ para permitir que as pessoas com mobilidade reduzida possam utilizar as praias em segurança. No ano passado tivemos 870 utentes», revelou o autarca.

Outra das novidades para este Verão é o aparecimento pela primeira vez, das Bibliotecas Municipais de Oeiras nas quatro praias do concelho: Torre, Santo Amaro de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias. Esta rede de Bibliotecas de Praia está disponível até 8 de setembro, sempre das 9H00 às 19H00, estando disponíveis para consulta e empréstimo livros, jornais e revistas. Além do mais será disponibilizado acesso ao PressReader_ (com mais de 7000 jornais e revistas online, de todo o mundo) e à base de dados académica EBSCO, numa importante ajuda a quem faz da praia um local de estudo.

«No ano passado tivemos biblioteca em Paços de Arcos e este ano temos nas praias todas. Naturalmente mantemos as regras de segurança e os torniquetes de controlo das pessoas na praia que continua a estar limitado no número de utentes», disse o autarca.




Reforço da Higienização

Segundo Isaltino Morais, há um reforço de higienização e equipamentos sanitários, no contexto da pandemia de covid-19, e os equipamentos de deposição de resíduos terão uma limpeza e desinfeção diária.

«No ano passado tivemos grandes investimentos, de cerca de 500 mil euros, para nos adaptarmos às regras de segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde. Este ano vamos com um investimento de 900 mil euros em instalações sanitárias, equipamentos infantis em todas as praias e repor o pavimento do passeio marítimo», disse.

Isaltino Morais destacou também que, à semelhança do ano passado, a Câmara vai continuar a ajudar os concessionários, suportando as despesas salariais dos 21 nadadores-salvadores contratados: «Nós entendemos que deveríamos assumir a responsabilidade, compreendendo os prejuízos que os concessionários tiveram por via da pandemia de covid-19».

O autarca referiu igualmente que a fiscalização das praias e do cumprimento das regras de segurança ficará a cargo da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Polícia Marítima e da Polícia Municipal, anunciando, por outro lado, que a Câmara vai investir cerca de três milhões de euros em 2022 para melhorias nas zonas do porto de recreio, piscina oceânica, no passeio marítimo e em todas as praias.

«As praias irão ficar dotadas de equipamentos sanitários adequados», sublinhou, adiantando ainda que, para 2022, está previsto dar condições às praias de Algés, Cruz Quebrada e Dafundo, que são utilizadas sobretudo para «apanhar banhos de sol», como pretendido pelos moradores destas zonas.

«A novidade no próximo ano vai ser dotar em 2022 aquelas praias com equipamento adequado para que as pessoas tenham mais algum conforto e segurança», destacou.

O presidente do município mostrou-se ainda orgulhoso pelo facto da Praia de Santo Amaro ter sido agraciada com o galardão Qualidade de Ouro. «Este é um galardão que distingue a qualidade da água balnear. É que a Bandeira Azul deve-se à qualidade da areia, à qualidade da água, à qualidade dos equipamentos e às condições de segurança. Tudo isso conta para a atribuição da bandeira azul” explicou mas frisou o papel principal da água na atribuição deste prémio.” É extraordinário receber um galardão pela excelência da nossa água. É importante ter em conta o estado que há 20 anos, estava esta e todas as ribeiras deste concelho», defendeu o autarca, acrescentando que Oeiras tem grandes potencialidades turísticas.

Isaltino Morai anunciou que, «está já em preparação o reforço da iluminação pública ao longo do Passeio Marítimo entre a Praia de Santo Amaro e a Praia da Torre. O mesmo vai acontecer no Dafundo».

O autarca anunciou que vão surgir novos equipamentos infantis em todas as praias bem como a revitalização de outros areais em que a água não tem a qualidade exigida. Essas zonas passarão a ter condições para serem utilizadas do ponto de vista do lazer e da exposição solar. Para que tal aconteça algumas intervenções, adotadas do equipamento necessário, vão ser levadas a cabo pelo município de modo a que, em 2022, possam também ser utilizadas pelo público.

Na cerimónia foi ainda lançada a nova edição do programa “Praia  Acessível – Praia para Todos”, uma iniciativa do Município de Oeiras, em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras e da ProAtlântico – Associação Juvenil, que tem como objetivo possibilitar o acesso à praia e a banhos de mar de pessoas com mobilidade condicionada, pessoas com necessidades especiais e pessoas idosas. “Este é um projeto, que na realidade visa criar condições para pessoas com mobilidade condicionada e com necessidades especiais” adiantou o autarca. “

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?